Portal de Serviços - Prefeitura de Juiz de Fora

Reabilitação psicossocial dos usuários acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial

O Centro de Convivência Recriar é um serviço da Saúde Mental, mantido pela Secretaria de Saúde, que visa a reabilitação psicossocial dos usuários. Como serviço substitutivo à
estrutura manicomial e hospitalocêntrica, o CCR abre espaço para a conquista da autonomia através de oficinas de promoção de trabalho e renda, desenvolvendo, em ateliês, atividades artísticas, artesanais e de interação social. Um dos carros chefes promotores de seus objetivos é a oficina de comunicação, a Rádio TiVi Piraí, veículo de mudança social: permite aos usuários a construção coletiva de novas formas de ler suas histórias. Além disso, possibilita a divulgação de suas produções artísticas, como poesias, músicas, atividades de locução e entrevistas. Eles participam também de oficinas de canto, pintura, inclusão digital, reforço e alfabetização, construção de cidadania e pesquisa de temas relevantes para a vida. Com o auxílio dos oficineiros e monitores das atividades, os usuários do Centro de Convivência Recriar avançam na construção de uma nova identidade, superando os antigos rótulos.
O CCR está em interlocução diária com a Trabalharte Associação Pró Saúde Mental, formada por usuários, familiares e membros da comunidade, que integraram-se para lutar pela causa de uma visão digna desta questão. Criada em 2000, com o objetivo de expandir as produções artísticas e a circulação das obras dos usuários, está em constante contato com a comunidade, realizando parcerias com o comércio e a indústria da cidade.


horario

Horário de Atendimento

segunda a sexta-feira
8h às 12h e de 14h às 18h

taxa_3

Taxa

Não há

legislacao_2

Legislação

Portaria 3088 de 23/12/2011 e Lei 10216 de 06/04/2001

Calendário

Prazo máximo para a prestação do serviço

-

Validade

Validade

Não há

Formulário

Não há
etapas_7

Principais etapas

Os usuários devem ser encaminhados pelos Caps onde são acompanhados.

Documentação exigida

Comprovante de residência

Cartão SUS

Dados pessoais (RG, CPF) para identificação.

atendimento

Canais de Atendimento

Presencial

Rua Tiradentes, 75 - Santa Helena

Telefônico

(32) 3690-2019