Logo Prefeitura - JF
Portal de Serviços - Prefeitura de Juiz de Fora

Bem-vindo ao Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora

Clique Aqui

Início > Busca
Resultados Encontrados

2ª via da Certidão de Habite-se

Emissão da 2ª via da Certidão de Habite-se

AABB Comunidade

Oferece práticas de natação, vôlei, futebol, artes plásticas e incentivo ao hábito de estudo, além de ofertar duas refeições diárias por turno

Abono de Permanência

Concessão do benefício de Abono de Permanência/Devolução do valor referente a contribuição previdenciária, quando satisfeitos os requisitos legais.

Abrigo Santa Helena

Instituição civil e filantrópica que objetiva abrigar, sob regime de acolhimento pessoas idosas carentes, independente de raça, cor, sexo ou religião, desde que se submetam ao seu regulamento interno, considerado de utilidade pública municipal, estadual e federal. Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

Acervo Técnico (consulta a mapas, levantamentos aerofotogramétricos, etc)

Atendimento a universitários de engenharia, geografia, arquitetura, história, profissionais autônomos e ensino médio. Sobre mapas, cartas ortofotos do IBGE, levantamento aerofotogramétrico da cidade, restituição ano de 1983, projetos diversos, livros, revistas, etc.

Acesso de veículos à praças

Autorização para acesso a praças e Parque Halfeld, para prestação de serviços públicos (poda de árvore, manutenção em sinalização, limpeza de piso, etc) ou eventos autorizados pela Secretaria de Atividades Urbanas.

Acesso para moradores a locais de acesso restrito

Autorização para que os moradores possam acessar as garagens localizadas em locais de acessos restritos. Como por exemplo, o Calçadão da Rua Halfeld, Parque Halfeld, Calçadão da Rua São João, Calçadão da Rua Mister Moore, Rua Marechal Deodoro (entre Rua Batista de Oliveira e Avenida Barão do Rio Branco), Rua Batista de Oliveira (entre Avenida Getúlio Vargas e Rua São João), Rua Paulo de Frontin (entre as ruas Marechal Deodoro e Halfeld), Avenida Governador Valadares (entre as avenidas Rio Branco e Brasil).

Acolhimento de usuários com necessidade especiais para concessão de órteses e/ou próteses

- SAÚDE AUDITIVA: Inscrição e triagem do paciente para inserção no Programa de Saúde Auditiva no Centro de Referência do Hospital Dr. Evandro Ribeiro - REABILITAÇÃO FÍSICA: Regulação do paciente para inserção no Programa de Reabilitação Física no Centro de Reabilitação do Hospital Dr. João Penido

Acompanhamento de puericultura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Acompanhamento de recém-nascidos de risco

Atendimento médico com pediatra ao recém-nascido de risco, como prematuros, de baixo peso, que necessitaram de internação e outros.

Administração de Análise de Projetos de Construção

1- Ordenar processos recebidos e direcioná-los para os técnicos do setor; Prazo 1 dia. 2- Atender aos contribuintes, prestando as informações solicitadas ou encaminhá-los para atendimento técnico. 3- Notificação aos contribuintes relativas aos seus processos em andamento no Departamento. Prazo para atendimento da notificação 30 dias úteis 4- Emissão, despacho e controle da expedição dos documentos concluídos aos contribuintes. 5- Emissão de DAM relativo aos processos. 6- Informações junto ao INSS através do Sistema SISOBRA.

Adoção de animais

Trata-se da doação de animais resgatados, em vias públicas, pelo Canil Municipal. Existe um canal de comunicação exclusivo para atender este serviço, o Disque Adoção. Através dele, uma equipe responsável esclarece dúvidas e auxilia na busca por um animal que se encaixa no perfil da pessoa interessada.

Aferição do hidrômetro

Conferência do sistema de medição de hidrômetro, para verificação de erro de indicação em relação aos limites estabelecidos pelos órgãos competentes.

Abrir Formulário

Agendamento de cirurgias eletivas (não urgentes)

Recepção de laudo médico para cirurgia eletiva, para avaliação da regulação e liberação para o hospital.

Agendamento de visitas

Solicitação de visitas às unidades da CESAMA.

Abrir Formulário

Agente do Amanhã

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Alô Demlurb

Central de relacionamento com o público. A partir deste serviço é possível fazer solicitações de capina, varrição, coleta domiciliar, pedidos de expansão dos serviços de coleta seletiva e recolhimento de móveis usados. Também é possível solicitar informações sobre o Demlurb, esclarecer dúvidas e registrar elogios, reclamações ou sugestões.

Alteração de circulação de via

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA), que realiza a sinalização e alteração do trânsito nas vias de Juiz de Fora.

Abrir Formulário

Alteração de Endereço/Atividade de Empresa

Abrir Formulário

Alteração de Endereço para Nomeação em Concurso Público

Candidato aprovado em Concurso Público altera endereço para possível convocação.

Abrir Formulário

Alteração de itinerário de ônibus

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que define as modificações e alterações, com base em critérios técnicos, de itinerários de transporte coletivo urbano.

Abrir Formulário

Alteração de nome da fatura

Alteração de titularidade da matrícula para o nome do atual proprietário, locatário ou detentor da posse.

Abrir Formulário

Alteração do dia base do vencimento

Alteração do dia base do vencimento da fatura da CESAMA.

Alterações Cadastrais (Pessoa Jurídica)

Realizar atualizações cadastrais

Abrir Formulário

Alterações de dados cadastrais de aposentados e pensionistas

É o serviço que efetua a alteração cadastral de aposentados e pensionistas, tais como nome, estado civil, endereço e dependentes, para fins de imposto de renda.

Alvará de Localização - Abertura de Empresa

Abrir Formulário

Alvará de Localização MEI - Microempreendor Individual

Ambulatório de especialidades médicas - Departamento de Clínicas Especializadas (DCE)

Ambulatório de especialidades médicas, atendendo aos usuários do SUS do município de Juiz de Fora e região nas seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia tóracica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, hanseníase, nefrologia, neurologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares

Antes da primeira consulta, o usuário participa de uma reunião de acolhimento que é realizado pela Enfermagem e o Serviço Social, e consiste na apresentação das rotinas e dos serviços oferecidos pelo Departamento.

Ambulatório de Traumatologia

Atendimento de consultas de retorno em traumatologia. Realiza avaliação dos traumas com retirada e troca de aparelho gessado, revisão cirúrgica em traumatologia e encaminhamento para fisioterapia. Serviço disponível somente para os usuários previamente atendidos no HPS e UPA NORTE.

Ambulatório para o Tratamento da Tuberculose (Tisiologia)

Atendimento multiprofissional (médico, enfermeira, técnica de enfermagem e assistente social) ao portador de tuberculose. Consultas para diagnóstico e tratamento.

Ambulatório para Pequenas Cirurgias - GCPC

Pequenos procedimentos com anestésico local, como: - Procedimento em cirurgia geral: eletiva (biópsias, cauterizações de pequenas lesões de pele, retirada de lesões de pele, retirada de corpo estranho), urgência: drenagem de abscessos. - Procedimento de urologia: eletiva (cauterização de HPV (vírus do papiloma humano), postectomia (tratamento para fimose), retirada de pequenas lesões de pele, dilatação de uretra), urgência: drenagem de abscessos.

Amigos Mãos Abertas (AMA)

Associação sem fins lucrativos, conveniada com a PJF, por meio da SDS, responsável por atender crianças e adolescentes no acolhimento institucional, na modalidade Casa Lar.

Análise de água e efluentes

Processo de avaliação de parâmetros físicos, químicos microbiológicos, de amostra de água e análise de efluentes.

Análise de requerimentos pela Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac)

Análise de demandas diversas que dependem do aval do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e requerimentos referentes a bens tombados: Formulário 117 - A: Autorização para eventos em área de patrimônio tombado e/ou entorno | Formulário 123: Isenção de IPTU | Formulário 132: Aprovação de projeto em imóvel tombado e/ou entorno | Formulário 8: Informação Básica na proximidade de bens tombados e bens tombados | Formulário 129: Licença para demolição | Formulário 130: Regularização de imóvel

Abrir Formulário

Análise e retificação de Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte - DIRF.

Análise e retificação de Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte - DIRF.

Análise e retificação de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Análise e retificação de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS

Aplicação de vacinas nas UBSs

Administração de vacina

Aplicação de vacinas para áreas central e descobertas

Atendimento a crianças e adolescentes de 0 à 19 anos incompletos e gestantes de todas as idades para vacinação das doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde

Apoio às empresas instaladas e em fase de prospecção

A Sedettur, através do Departamento de Fomento à Economia Local, oferece apoio a empresas já instaladas e àquelas em fase de prospecção e instalação em Juiz de Fora, principalmente às do Distrito Industrial de Benfica e do Mini-Distrito do Milho Branco, por serem distritos administrados pelo Município. O apoio inclui informações sobre Leis de Incentivo, transferências de imóveis, lotes e acompanhamento junto às demais secretarias que envolvam toda a instalação até o início das atividades.

Apoio no processo de tomada de decisão para investimentos produtivos no município

O Departamento está a disposição para receber os empreendedores interessados em investir no município, realizando apresentações técnicas quanto aos aspectos econômicos, tributários, geográficos, demográficos, às leis de incentivo e processos internos da Prefeitura relativos aos licenciamentos necessários à implantação da unidade em Juiz de Fora , com o objetivo de melhorar o volume e a qualidade das informações para o empreendedor, auxiliando-o na tomada de decisão quanto a realização de investimentos no município.

Aposentadoria

Concessão do benefício de aposentadoria

Apresentação de defesa/recurso/ indicação de condutor infrator referente a infrações de trânsito cometidas em outros municípios

É a oportunidade do proprietário do veículo ou condutor devidamente identificado apresentar Defesa/Recurso/Indicação de Condutor Infrator referente a infrações de trânsito cometidas em outros municípios.

Abrir Formulário

Apresentação de Proposta de Projetos/Eventos no Parque Natural Municipal da Lajinha

É o serviço de análise de propostas de projetos/eventos no Parque Natural Municipal da Lajinha, onde são desenvolvidas diversas ações proativas e atendimento às demandas advindas dos setores públicos e privadas, tais como: palestras, seminários, visitas guiadas ao Parque e áreas do Projeto de Reflorestamento.

Abrir Formulário

Aprovação de Projetos de Construção com alvará

Análise e aprovação de projetos de Construção

Abrir Formulário

Aprovação de Projetos de Construção sem alvará

Análise e aprovação de projetos de Construção sem alvará

Abrir Formulário

Apuração do VAF - Valor Adicionado Fiscal

Suporte ao Contribuinte Presencial, via Canais e disponibilização de Aplicativo. Informar ao Contribuinte e aos Cidadãos dos Resultados do Exercício VAF.

Aquisição de ossários

Disponibilização de um ossário aos familiares que desejam fazer a exumação dos restos mortais, que estavam em cova rasa.

Aração de Terras

Serviços de Aração de Terras para plantio e de colheita.

Arquivo Escola do Arquivo Histórico de Juiz de Fora

Atendimento exclusivo à demandas coletivas dos diversos níveis de ensino em Juiz de Fora e região.

Assistência a crianças portadores de Síndrome de Down - Ambulatório da família Down 2000

Atendimento médico, de fisioterapia e de fonoaudiologia para crianças (0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias) com Síndrome de Down.

Assistência à pessoa ostomizada - Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada - SASPO

Unidade de saúde especializada na assistência à pessoa ostomizada, responsável pelo fornecimento de equipamentos (bolsas coletoras, barreiras protetoras de pele, coletor urinário) e atendimento/acompanhamento por equipe multidisciplinar (enfermeiro estomoterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, agente de atendimento ao público e médico coloproctologista) aos paciente e familiares.

Associação Beneficente Evangélica

Programa de atenção à Infância e Adolescência

Associação de Caridade de São Vicente de Paulo

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferece cursos, atendimento psicólogo, aulas de ioga, pilates e alongamentos para a terceira idade, entre outros.

Associação de Livre Apoio ao Excepcional (ALAE)

Atendimento socioassistencial à pessoa com deficiência e seus familiares, na perspectiva de sua habilitação e reabilitação de base comunitária.

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Atendimento socioassistencial à pessoa com deficiência e seus familiares, na perspectiva de sua habilitação e reabilitação de base comunitária

Associação Espírita do Grupo Semente

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Grupo e oficinas de inclusão digital, dança, capoeira, desenho, teatro, habilidades para artesanato, desenvolvimento de habilidades e valores de cidadania.

Associação Projeto Amor e Restauração (APAR)

Abrigo Institucional para crianças e adolescentes

Atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, incluindo usuários de álcool e outras drogas

CAPS IJ - Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes inclusive os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. A partir da construção do Projeto Terapêutico Singular, o usuário pode ser inserido em oficinas terapêuticas, atendimento psiquiátrico, grupos de acompanhamento com Psicólogos, Enfermeiros e Assistentes Sociais.

Atendimento ao Auto de Notificação

Auto de Notificação - é o documento fiscal para determinar o cumprimento aos dispositivos da legislação ambiental;

Abrir Formulário

Atendimento ao consumidor - Sede Procon

Atendimento das demandas do consumidor referente às relações de consumo (contratação de serviço ou aquisição de produtos)

Atendimento a pesquisas históricas do Município

Atendimento a diversos tipos de pesquisas. Atendimento a cidadãos interessados na história econômica, arquitetônica, geográfica, etc, do município.

Atendimento a pessoas com transtornos mentais graves (a partir de 18 anos)

A partir da construção do Projeto Terapêutico Singular, o usuário pode ser inserido em oficinas terapêuticas, atendimento psiquiátrico, grupos de acompanhamento com Psicólogos, Enfermeiros e Assistentes Sociais. CAPS II Centro-Leste-Nordeste CAPS III Centro-Sul-Sudeste CAPS II Oeste CASM - Zona norte

Atendimento a pessoas que querem largar o vício do cigarro

Prevenção e tratamento do tabagismo para usuários de áreas descobertas e trabalhadores da região central. Capacitação de profissionais da saúde para oferta do serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Atendimento a usuários de álcool e outras drogas

CAPS AD III - Atende adultos ou crianças e adolescentes usuários de crack, álcool e outras drogas, com necessidades de cuidados clínicos contínuos, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, Serviço com no máximo doze leitos para observação e monitoramento, de funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana. Tem disponibilidade para acolher casos novos e já vinculados, sem agendamento prévio e sem qualquer outra barreira de acesso, em todos os dias da semana, das 07 às 19 horas. A partir da construção do Projeto Terapêutico Singular, o usuário pode ser inserido em oficinas terapêuticas, atendimento psiquiátrico, grupos de acompanhamento com Psicólogos, Enfermeiros e Assistentes Sociais.

Atendimento a vítima de violência sexual e atendimento a risco ocupacional biológico (acidente de trabalho)

O Protocolo de Atendimento ao Risco Ocupacional Biológico e Sexual (PARBOS) é o setor responsável pelo acolhimento , orientação e conscientização acerca dos riscos envolvidos ,necessidade de acompanhamento profissional e de continuidade do tratamento.

Atendimento a vitimas de acidentes com animais

O serviço de soroterapia atende às vítimas de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva humana (cães, macacos) e picadas de animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas), oferecendo atendimento 24 horas por dia, durante toda semana.

Atendimento com Assistente Social

Atendimento individual e/ou em grupo (Reunião de Acolhimento e Rodas de Conversa) para prestar orientação social, como também, identificar recursos na rede de atendimento (governamental/não-governamental) para garantia de direitos.

Atendimento de controle de pragas urbanas em vias públicas

Atendimento de pedido de solicitação para controle de pragas urbanas em vias públicas pela população.

Atendimento de enfermagem

- Curativo - Retirada de ponto - Administração de medicamentos ( oral, intramuscular, subcutâneo, venoso) - Nebulização - Aferição dos sinais vitais (pressão arterial, pulso, temperatura) - Mensuração de glicemia capilar - Medidas antropométricas (peso,altura)

Atendimento de ordem sistêmica à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e a contribuintes cadastrados

Através do atendimento são fornecidas informações gerais de acesso e utilização do Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica a contribuintes (prestadores e/ou tomadores de serviços) que possuam cadastramento junto à Prefeitura de Juiz de Fora. Orientações sobre a utilização do sistema, tais como: emissão, cancelamento e substituição de notas, fechamento e reabertura de livros digitais, declarações/aceites de notas tomadas, emissão de DAM's e outros esclarecimentos de ordem sistêmica.

Atendimento de ordem sistêmica à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e a contribuintes não cadastrados

Através do atendimento, são fornecidas informações gerais de acesso e utilização do Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica a contribuintes (prestadores e/ou tomadores de serviços) que não possuam cadastramento junto a Prefeitura de Juiz de Fora. Orientações sobre a utilização do sistema, tais como: emissão, cancelamento e substituição de notas, fechamento e reabertura de livros digitais, declarações/aceites de notas tomadas, emissão de DAM's e outros esclarecimentos de ordem sistêmica.

Atendimento de ordem sistêmica à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e para desenvolvedores e/ou empresas que utilizam webservice

Através do atendimento, são fornecidos aos desenvolvedores e/ou empresas que utilizam webservice os canais de contato direto com a empresa fornecedora do sistema de NFS-e para a PJF para esclarecimentos de dúvidas ou procedimentos a serem adotados.

Atendimento de Urgência e Emergência-HPS

Hospital para atendimento de urgências e emergências de pacientes do SUS, destacando- se ao atendimento ao trauma-acidente de carro, acidente de moto, acidente doméstico, acidente de trabalho, agressões, atropelamento, ferimento por arma de fogo, acidente por arma branca(ex: faca).

Atendimento de Urgência e Emergência - Regional Leste

A Regional Leste é um serviço de atendimento de urgência e emergência nas especialidades de clínica adulta e pediatria. Atende demanda espontânea e SAMU referenciado. A REGIONAL LESTE atende os seguintes bairros: Botanagua/Cesário Alvim, Santos Anjos, Vitorino Braga,B om Jardim, Peões, Fazenda Yung, Jardim do Sol, São Bernardo, São Sebastião, Santa Cândida, São Benedito, Vila Alpina,Manoel Honório, Ladeira ,Bairú, Santa Rita, Marumbi/V.R.Abreu, Margem da Leopoldina,Progresso/Borborema,Santa Paula,Nossa Senhora Aparecida, São Tarcisio, Grajaú ,Três Moinhos.

Atendimento especializado para mulheres

O Departamento de Saúde da Mulher promove o atendimento especializado à Saúde da Mulher, com consultas médicas e exames, incluindo pré-natal, Ginecologia, climatério, sexologia, mastologia, ultrassonografia, colposcopia, Biópsias, preventivos, Direitos Sexuais Reprodutivos (Processo para laqueadura e Vasectomia).

Atendimento médico e de enfermagem para crianças e adolescentes com diabetes - CADIA (Centro de Atendimento ao Diabetes na Infância e Adolescência)

Atendimento médico (endocrinologia e oftalmologia) e de enfermagem às crianças e adolescentes (0 a 19 anos, 11 meses e 29 dias) com diabetes.

Atendimento para crianças com Transtorno do Espectro do Autista - Ambulatório do Autista

Atendimento médico, de fisioterapia e fonoaudiologia para crianças ( 0 a 11 anos 11 meses e 29 dias) diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autista.

Atendimento Psicológico para servidores da PJF

Prestar orientação, acompanhar e acolher as demandas individuais ou coletivas dos servidores que estejam em situação de reintegração, riscos psicossociais e encaminhá-los aos recursos disponíveis;

Atestados médicos

Homologação de atestado médico apresentado pelos servidores ao DAMOR

Aulão de Dança na Praça CEU

Aulões de dança para usuários e visitantes da Praça CEU, ministradas por articuladores da unidade. Os objetivos são despertar o interesse pela prática, fortalecer o vínculo da comunidade com o espaço e promover convivência social. Os aulões são realizados bimestralmente em espaço aberto.

Autorização de Carga e Descarga

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA), que emite uma autorização para a operação de carga e descarga em dias, locais e horários autorizados por lei.

Autorização de conversão para gás natural em táxi

Autorização para o permissionário do serviço de táxi (dono do veículo) converter o sistema de combustível do seu carro para gás natural.

Abrir Formulário

Autorização de evento em área de domínio particular

Autorização para realização de evento em área de domínio particular.

Abrir Formulário

Autorização de evento em área de domínio público.

Autorização para realização de eventos em áreas públicas.

Abrir Formulário

Autorização de evento em área de patrimônio tombado e/ou no seu entorno.

Autorização para realização de eventos em área de patrimônio tombado e/ou no seu entorno.

Abrir Formulário

Autorização de pesquisa acadêmica

O DPPF/SDEAE recebe a solicitação de autorização de pesquisa, encaminha para o setor responsável pelas demandas apresentadas na pesquisa. A partir do perecer recebido, a autorização é construída.

Autorização para a realização de panfletagem

Licença para veiculação de propaganda através da distribuição de panfletos e similares.

Abrir Formulário

Autorização para circos e parques de diversão

Autorização para realização de circos e parques de diversão em área pública ou particular.

Abrir Formulário

Autorização para Confecção de carimbo para Microempreendedor Individual no caso de incorreção de dados nas notas fiscais.

Liberar a autorização para confecção de carimbo no caso de incorreção de dados nas notas fiscais.

Abrir Formulário

Autorização para corte de árvore em área particular

É o serviço de análise para autorização de corte de árvore em área particular

Abrir Formulário

Autorização para corte de árvore em via ou área pública

É o serviço de análise para autorização para corte de árvore em via ou área pública

Abrir Formulário

Autorização para Feira Itinerante - Área Particular

Feira para comercialização de produtos destinados ao consumo varejista.

Abrir Formulário

Autorização para Feira Itinerante - Área Pública

Feira para comercialização de produtos destinados ao consumo varejista.

Abrir Formulário

Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) de bloco para Microenpreendedor Individual (MEI)

Liberar a autorização para confecção de bloco de notas fiscais

Autorização para Instalação de letreiro, toldo, totem ou pintura na parede em imóvel tombado.

Autorização para instalação de letreiros paralelo à fachada, perpendicular à fachada, pintado na parede (de identificação do estabelecimento), toldo e totem em imóvel tombado.

Abrir Formulário

Autorização para pintura de faixa de garagem particular

Autorização para pintura de faixa em garagem particular.

Autorização para poda de árvore em via ou área pública

É o serviço de análise para autorização de poda de árvore em via ou área pública

Abrir Formulário

Autorização para poda drástica de árvore em área particular (retirada de mais de 50% da copa da árvore)

É o serviço de análise para autorização de poda, caso ultrapasse 50% da copa da árvore (poda drástica). Para a poda simples, não é necessária a autorização da SMA, sendo a execução do serviço de inteira responsabilidade do proprietário.

Abrir Formulário

Autorização para propaganda em táxi

Emissão de autorização para afixação de propaganda em táxi.

Abrir Formulário

Autorização para publicidade em transporte escolar

É o serviço que autoriza a colocação de publicidade em veículos de transporte Escolar

Abrir Formulário

Autorização para realização de serviços nas sepulturas

Autorização para quem quer fazer colocação de placas/ pintura; construção e revestimento.

Autorização para viagens especiais de ônibus urbano

Emissão de autorização para que o ônibus circule fora do seu itinerário. Essa autorização é emitida no caso de viagens especiais.

Baixa de funcionamento do estabelecimento junto à Vigilância Sanitária

Registro do encerramento das atividades de estabelecimento comercial

Baixa de licença para colocação de mesas e cadeiras em solo público

Abrir Formulário

Baixa de licença para exploração da atividade de banca de jornais, revistas e livros

Baixa de licença para instalação de trailler e similares

Abrir Formulário

Baixa de licença para o exercício do comércio ambulante

Baixa de licença para publicidade/propaganda

Solicitação de cancelamento de autorização para publicidade/propaganda em área pública ou particular.

Abrir Formulário

Baixa de Pessoa Física (Autônomo)

Analisar e realizar baixa das inscrições de autônomo, junto ao Cadastro Mobiliário de Contribuintes

Abrir Formulário

Baixa de Pessoa Jurídica (Empresas)

Analisar e realizar baixa das inscrições de empresas no Cadastro Mobiliário de Contribuintes

Abrir Formulário

Baixa de Responsabilidade Técnica (RT)

Baixa da responsabilidade do técnico responsável pelo serviço.

Abrir Formulário

Baixa do alvará para permissionário de táxi

Cancelamento do alvará de motorista autônomo do permissionário de táxi (dono do veículo) emitido pela Prefeitura. Esta baixa é obrigatória quando o cidadão permissionário decide não trabalhar mais com táxi. Por enquanto está suspenso na Settra a transferência de permissionário de táxi, salvo em caso de alvará judicial. Em caso de falecimento do permissionário, os herdeiros podem dar entrada no Espaço Cidadão com a cópia do alvará judicial (expedido no inventário) solicitando a transferência. Esse pedido é julgado pelo setor jurídico da Settra que entra em contato com o cidadão sobre o parecer.

Abrir Formulário

Baixa Retroativa de Pessoa Física (Autônomo)

Analisar e realizar a baixa retroativa das inscrições de autônomo, junto ao Cadastro Mobiliário de Contribuintes

Abrir Formulário

Banco de Leite Humano (BLH)

Atendimento de livre demanda às mães com dificuldades na amamentação (mama cheia, mamilo ferido, pega incorreta, ingurgitamento, mastite, etc.) Cadastro de doadoras (buscamos o leite em sua residência uma vez por semana) Análise e pasteurização do Leite Distribuição do leite para hospitais da cidade e região Oferecemos cursos para gestantes e profissionais da área de saúde e áreas afins (marcados e agendados diretamente no Banco de Leite Humano)

Benefícios Previdenciários (INSS)

Acompanhar o servidor da prefeitura de Juiz de Fora vinculado ao Regime Geral da Previdência Social em benefício no INSS (Auxílio doença, Acidente de trabalho)

Abrir Formulário

Cadastramento de Acompanhante em Transporte Escolar

Cadastramento de novo acompanhante num determinado CIV- Cadastro de Identificação Veicular

Abrir Formulário

Cadastramento de artesãos

Cadastramento de artesãos pela Prefeitura de Juiz de Fora para a divulgação de ações municipais, estaduais e nacionais, voltadas a esse público.

Abrir Formulário

Cadastramento de Motorista Auxiliar em Transporte Escolar

Cadastramento de novo motorista em um determinado CIV - Cadastro de Identificação Veicular

Abrir Formulário

Cadastramento Escolar - Pré-escola e Ensino Fundamental

Levantamento da demanda manifesta para ingresso na Rede Pública de Ensino. A legislação somente é divulgada na segunda quinzena do mês de maio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. O link do formulário é disponibilizado somente no período da inscrição.

Cadastramento Rural

Realizar atualizações no Sistema Nacional de Cadastro Rural - S.N.C.R. sempre que ocorrerem alterações no seu imóvel, seja pela compra, venda, doação e outros; Emitir CCIR de acordo com as diretrizes técnicas do INCRA.

Cadastro de Geral de Convenentes do Município de Juiz de Fora - CAGEC-JF

Cadastramento dos interessados, mediante aprovação em processo de habilitação competente , para a execução de projetos, programas, atividades e ações de interesse recíproco para a celebração de convênios entre o Poder Público Municipal e as mais diversas entidades (pessoas jurídicas).

Cadastro de grandes geradores

Coleta de lixo para volumes que ultrapassam 200 (duzentos) litros ou 100 (cem) quilogramas. Nestes casos, os resíduos podem ser transportados pelos interessados para local previamente designado pelo ente gerenciador dos serviços públicos de coleta de resíduos ou coletados pelo Demlurb mediante a cobrança específica.

Cadastro de Vagas - Creche

Orientar o cadastramento e matrícula nas Instituições Parceiras. Divulgar o edital de cadastramento às Instituições e toda a comunidade. Renovar matrícula das crianças que já frequentam as unidades, efetuar novas matrículas de acordo com as vagas disponibilizadas para o ano letivo, através de ofício. Realizar transferências de cadastro ou matrícula durante o ano. Organizar a distribuição de vagas nas Instituições Parceiras. Indicar a necessidade de atualizar os dados das famílias/crianças, sempre que houver mudança de endereço. Prestar atendimento/esclarecimento ao publico. Acompanhar a movimentação das instituições junto às coordenadoras das mesmas. Organizar o Chamamento Público.

Cadastro para coleta de lixo hospitalar

Pedido de recolhimento de lixo hospitalar.

Cadastro Técnico Municipal de Serviços de Consultoria Ambiental

É o cadastro feito por Empresas de Consultoria (pessoa jurídica) e Consultores Ambientais (pessoa física), junto a Secretaria de Meio Ambiente em virtude da necessidade de se conhecer os prestadores de serviços de consultoria ambiental no âmbito do Município de Juiz de Fora,, da necessidade de estabelecer requisitos mínimos para a prestação desses serviços e do interesse técnico pela padronização de procedimentos dos serviços executados pelos consultores.

Abrir Formulário

CadÚnico

Inserir e atualizar no Sistema do Cadastro Único as famílias requerentes ou beneficiárias de Programas Sociais no âmbito federal, estadual e municipal. Apoiar e acompanhar as condicionalidades do Programa Bolsa Família e suas interfaces com o CadÚnico

Campanhas Educativas - Proteção Animal

Palestras, oficinas, contação de histórias, formação de multiplicadores, ações de conscientização e concursos culturais. Todas as atividades são voltas para interação saudável entre pessoas, animais e o meio ambiente.

Cancelamento de CIV (Cadastro de identificação Veicular) do Transporte Escolar

Cancelamento do CIV - Cadastro de identificação Veicular, quando o permissionário não interessar mais na prestação do serviço.

Abrir Formulário

Cancelamento de Débito Prescrito de IPTU/TCRS/CCSIP

Análise e Instrução de débitos prescritos

Abrir Formulário

Cancelamento de Débito Prescrito de ISSQN

Análise e Instrução de débitos prescritos

Abrir Formulário

Cantinho e Cardápio Poético da Praça CEU

Buscando promover a leitura e a escrita de poemas, estimular talentos e divulgar poetas do Brasil e do mundo, o CEU incentiva os frequentadores a produzirem e disponibilizarem suas poesias e textos no varal literário (Cantinho Poético), mantido dentro da Sala de Leitura, além de retirar poemas de outros autores (Cardápio Poético). Há também um livro em branco para construção de um conto coletivo em que cada usuário escreve um pouco da história, dando continuidade ao relato anterior.

CapacitaCEU

O projeto CapacitaCEU oferece cursos de formação e qualificação profissional, voltados para trabalhadores domésticos, alunos que desejam e pretendem seguir carreira autônoma e pessoas que buscam qualificação para o mercado.

Capina - Limpeza Urbana

Capina em logradouros públicos, exceto no caso de praças, que deve ser solicitado à Empav.

Cardápio Literário da Biblioteca Municipal Murilo Mendes

Projeto premiado pelo MinC em 2014. Tem como objetivo promover a divulgação da poesia, sensibilizando diretamente o espectador por meio de panfletos com cópias de poemas ou trechos de autores locais e nacionais para serem 'degustados'.

Cartão Passe Fácil

Concessão de cartão deficiente a alunos da Rede Municipal que se enquadrem à legislação vigente.

Cartão Passe Fácil Estudante

Gratuidade do Passe para alunos da Rede Municipal de Ensino, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos e residência localizada a mais de 1000 metros da escola em que está matriculado.

Cartão Passe Livre (para idosos acima de 65 anos)

Concede aos cidadãos idosos acima de 65 anos o passe livre para o transporte urbano coletivo.

Cartão Passe Livre (para portadores de deficiência)

Repasse de benefício municipal de Passe Livre, que concede gratuidade de passagens para ônibus urbanos de Juiz de Fora.

Abrir Formulário

Cartão Passe Livre (para portadores de doença mental)

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que orienta o cidadão a obter o passe livre para o transporte urbano coletivo para portadores de doença mental

Cartão Passe Livre (para portadores de doenças renais crônicas ou em tratamento oncológico)

É o serviço para o cidadão obter a gratuidade no transporte urbano coletivo para portadores de doenças renais crônicas ou em tratamento oncológico.

Cartão Passe Livre (para portadores de HIV)

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que orienta o cidadão a obter o passe livre para o transporte urbano coletivo para portadores do vírus HIV

Cartão SUS

Emissão do Cartão SUS (CNS)

Casa da Cidadania

Oferta acolhimento institucional a cidadãos com vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social.

Casa da Menina Artesã

Promove a inclusão social por meio do curso de Formação em Artesanato e da Oficina de Trabalho de Produção Artesanal, com geração de renda. Oferece oficinas de coordenação motora, estudo das cores, bordado e confecção de artesanato

Casa da Mulher - Centro de Referência

A Casa da Mulher oferece serviços e proteção às mulheres, com maior rigor na punição a cinco tipos de violência nos âmbitos doméstico e familiar: física, sexual, patrimonial, moral e psicológica. Conta também com profissionais para atendimento psicológico, social e orientação jurídica. O atendimento das polícias civil e militar quanto à violência contra a mulher também é realizado no local.

Casa de Passagem da Mulher

A Casa de Passagem oferece, além dos serviços de acolhida, completa atenção, feita por assistentes sociais e psicólogos. Através do Plano Individual de Atendimento (PIA), as mulheres são orientadas para ter acesso a benefícios e documentação, podem ter ajuda na busca de contato com familiares ou pessoas de referência e são mobilizadas para o exercício da cidadania, com articulação e contatos com fontes de oferta de trabalho.

Casa do Pequeno Artista

Desenvolve ações voltadas à inclusão social por meio de atividades artísticas. Oferece práticas em dança moderna, teatro, musicalização, artes, informática, rádio escola e incentivo ao hábito de estudo

Casa do Pequeno Jardineiro

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferece oficinas ligadas à jardinagem, botânica, paisagismo e horticultura.

Castração de cães e gatos

Esterilização gratuita de cães e gatos maiores de seis meses.

Central de Atendimento - 153

A Central de Atendimento 153 é um serviço de plantão 24. Trata-se de um canal aberto à população para solicitações, denúncias e informações sobre questões relativas ao trabalho da Guarda Municipal. O serviço é também um dos principais meios de comunicação entre os guardas e a sede da corporação.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI)

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferece atividades de ginástica, dança, artesanato, teatro, esporte e socialização com o objetivo de promover a autonomia e a independência dos idosos.

CENTRO POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua constitui-se em uma unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Atua com diversos públicos e oferta para o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

Certidão Comprobatória de Percepção de Proventos de Aposentadoria ou Pensão por Morte

Emissão de certidão comprobatória de recebimento de proventos com finalidade diversa: fins particulares, instituições financeiras, viagem

Certidão comprobatória de taxista

Emissão de certidão comprobatória de taxista. Esta certidão comprova que o cidadão exerce a profissão de motorista de táxi, na cidade de Juiz de Fora. O documento contém dados sobre o motorista, como o tempo de serviço e a autonomia do profissional, provando a inexistência de vínculo empregatício.

Certidão de Baixa de Empresa

Emissão de certidão que ateste a situação de inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC)

Abrir Formulário

Certidão de Conformidade com a Legislação Urbana Municipal para fins de licenciamento ambiental

Emissão de certidão declarando se a atividade exercida e o endereço de instalação do empreendimento se encontram em conformidade com a Legislação Urbana Municipal e suas alterações.

Abrir Formulário

Certidão de não utilização de tempo de contribuição

Certidão que informa tempo não utilizado na aposentadoria.

Certidão de Pensão Alimentícia

Certidão emitida pela Prefeitura, que informa os valores da pensão alimentícia

Certidão de Resíduos Trabalhistas de Servidores Aposentados/Pensionistas

Emissão de certidão para verificar resíduos deixados pelo servidor aposentado/pensionista falecido.

Certidão de Resíduos Trabalhistas de Servidores Falecidos

Certidão destinada a família do servidor falecido para fins de solicitar junto à Justiça a emissão de Alvará Judicial para recebimento dos resíduos trabalhistas devidos ao servidor.

Certidão de Situação Cadastral de Autônomo

Emissão de certidão que ateste a situação de inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC)

Abrir Formulário

Certidão de Situação Cadastral de Empresa

Emissão de certidão que ateste a situação de inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC)

Abrir Formulário

Certidão de Sustação

Certidão emitida pela Prefeitura, que informa se o pagamento foi sustado.

Certidão de Tempo de Contribuição para ex- servidor efetivo (Estatutário)

O Anexo I da Portaria MPS nº 154/2008, refere-se a certidão de tempo de contribuição sendo emitido somente para ex-servidor efetivo estatutário. O Anexo II da Portaria MPS nº 154/2008, refere-se à relação das remunerações de contribuições percebidas no período trabalhado, também sendo emitido somente para ex-servidor efetivo estatutário.

Certidão de Tempo de Serviço

Emissão de certidão de tempo de serviço para diversas finalidades como: instituições financeiras; fins particulares; fins judiciais; processo seletivo; concurso público, dentre outros

Abrir Formulário

Certidão de Tempo de Serviço para fins de comprovação ao INSS

Emissão de certidão para fins de comprovação de tempo com junto ao INSS, para aposentadoria, solicitado por ex-servidor temporário, comissionado e servidor efetivo admitido antes de 01/08/1995.

Abrir Formulário

Certidão de Valor Venal do Imóvel

Emissão de Certidão de Valor Venal do Imóvel para fins de averbação em Cartório e/ou outros

Abrir Formulário

Certidão Negativa de Débito Ambiental

É a certidão que comprova se a empresa ou a pessoa física tem débito com o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) e/ou não tem penalidade de suspensão de atividades e/ou cassação de alvará e licenças ambientais.

Abrir Formulário

Certidão Negativa de Débito Ampla - CNDA

É o instrumento hábil para comprovação de que uma pessoa física ou jurídica possui ou não débitos para com a Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária ou não. Para o cidadão que estiver pagando algum parcelamento em dia, a certidão será emitida Positiva com efeito de Negativa, com informação sobre a situação do débito no verso do documento. No caso de pessoa jurídica, poderão solicitar a CNDA as empresas de Juiz de Fora que possuírem cadastro na Prefeitura ou empresas de outras cidades.

Abrir Formulário

Certidão Negativa de Débito Imóvel - CNDI

É o documento que indica que o imóvel não possui débitos relativos ao Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) ou Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CCSIP) Para o cidadão que estiver pagando algum parcelamento em dia, a certidão será emitida Positiva com efeito de Negativa, com informação sobre a situação do débito no verso do documento.

Abrir Formulário

Certidão negativa de débitos

Documento que atesta que a matrícula não possui débitos até a data da solicitação.

Certidão para comprovação de vínculo previdenciário

Emissão de certidão para fins de comprovação de informações referentes a concessão de benefício previdenciário, para fins particulares.

Certidão para isenção de IPI e ICMS

Emissão de certidão para os motoristas de táxi visando isenção de IPI e ICMS na aquisição de veículos novos. No ato da compra, a certidão deve ser apresentada para que não sejam cobrados os impostos.

Abrir Formulário

Certidão para PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)

Emissão de Certidão de Tempo de Serviço para fins de emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para comprovação junto ao INSS com a finalidade de aposentadoria

Certidão sobre localização de imóvel urbano ou rural para fins de descaracterização junto ao INCRA ou fins diversos.

Emissão de certidão declarando a localização do imóvel em relação ao Perímetro Urbano do Município.

Abrir Formulário

Certidão sobre zoneamento e parâmetros urbanos da Legislação Urbana Municipal para fins diversos.

Emissão de certidão declarando o zoneamento e os parâmetros urbanísticos a que estão submetido determinado imóvel.

Abrir Formulário

Certificado de estágio

Emissão de certificado de conclusão de estágio.

CGRSS -- Cadastro de Geradores de Resíduos de Serviços de Saúde

É o cadastro feito por todo e qualquer estabelecimento, situado no município de Juiz de Fora, que gere Resíduos de Serviços de Saúde. como hospitais, maternidades, clínicas, pronto socorros, sanatórios, ambulatórios, necrotérios, funerárias, laboratórios, clínicas veterinárias, bancos de sangue, Instituto Médico Legal, farmácias, drogarias, consultórios médicos, gabinetes odontológicos, unidades móveis de atendimento à saúde, estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde.

Abrir Formulário

Chá com Poesia

- Projeto da Biblioteca Municipal Murilo Mendes que tem o objetivo de fazer circular a poesia e os poetas, divulgando autores locais e nacionais. - São realizados encontros mensais, com temas previamente escolhidos pelos participantes, que podem apresentar poemas de autoria própria ou ler trabalhos de outros autores.

Cine CEU

Projeto que busca viabilizar o acesso à sétima arte, promover a ocupação democrática do equipamento urbano e criar alternativa de lazer cultural de qualidade. As sessões acontecem uma vez por mês, aos sábados, às 16h. Os filmes a serem exibidos são divulgados com antecedência nas redes sociais e no Portal da Prefeitura de Juiz de Fora.

Cineclubinho Museu Ferroviário

Cineclube voltado para o público infantojuvenil, com o objetivo de promover a cultura do cinema e realizar atividades para as crianças durante as férias de janeiro. A ação também visa à formação de público para outros eventos do Museu Ferroviário.

Clube da Caminhada

Possibilita o acesso aos usuários do Parque do Museu Mariano Procópio pela portaria da Rua Mariano Procópio para atividades físicas/esportivas no horário das 6h às 8h

Coleta de Animal Morto

Retirada de animais mortos, que não possuem donos e estejam em logradouros públicos.

Coleta e marcação de exames laboratoriais

- Agendamento de exames laboratoriais (sangue, urina e fezes) - Entrega de resultados de exames laboratoriais (somente área descoberta) - Coleta de sangue (área descoberta, pós almoço e VHS) - Recepção de fezes e urina para exames

Colocação de cartaz no interior do veículo

Autorização para fixação de cartaz no interior de ônibus urbano.

Colocação e manutenção de abrigo em ponto de ônibus

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que emite uma autorização para instalação de abrigo em ponto de ônibus.

Abrir Formulário

Colônia de Férias do CEU

A Colônia de Férias do CEU tem como objetivos oferecer atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para preencher de forma lúdica e produtiva o período de recesso escolar. O público-alvo são crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 16 anos. A ação acontece sempre na segunda quinzena de janeiro, com duração de uma semana.

Colônia de Férias do Museu Ferroviário

Colônia de Férias para crianças entre 5 e 12 anos, com o objetivo de possibilitar momentos de lazer e entretenimento, buscando promover amizades, além de estimular o contato do público-alvo com o patrimônio cultural e despertar o gosto pela arte.

Comercialização de terrenos

Venda de terrenos para população de baixa renda

Comercialização de unidades habitacionais populares

A EMCASA tem como objetivo, essencialmente, o estudo, o planejamento, a produção e comercialização de unidades habitacionais populares, destinadas á população de baixa renda. Neste contexto, os financiamentos, regra geral, são formalizadas à longo prazo.

Comércio em feira livre

Solicitação de ponto para comércio de produtos agropecuários nas feiras livres do município.

Abrir Formulário

Como estou dirigindo?

Elogio, critica ou reclamação quanto ao comportamento dos condutores dos veículos oficias do Município

Concessão e revisão dos adicionais de insalubridade e periculosidade

Vistoria de Avaliação Técnica para Instrução de Laudos/Relatórios Técnicos Periciais de Insalubridade e Periculosidade, conforme disposto na Norma de Segurança Municipal nº 3 (NSM-3).

Consulta de Puerpério

Consulta de revisão do parto

Consulta médica

Consultas com o médico da família/Generalista/Clinico nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Consulta médica com pediatra

Atendimento Ambulatorial pelo pediatra clínico de crianças de 0 a 11 anos 11 meses e 29 dias (de acordo com a disponibilidade de vagas) para crianças que moram em áreas descobertas para atenção primária

Consulta médica de Homeopatia

Consulta médica com médico homeopata

Consulta Médica e tratamento de Acupuntura

Consulta médica acupuntura

Consulta Odontológica Básica

Oferta de cuidado em saúde bucal com ações de promoção, prevenção e tratamento. Atendimento de urgência e emergência.

Consulta Odontológica Especializada

Oferta de cuidado em Saúde Bucal nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Odontopediatria, atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e Diagnóstico Câncer Bucal. Os serviços são realizados nos cinco Centros de Especialidades Odontológicas de Juiz de Fora.

Consulta Odontológica Especializada (Sedação/ Anestesia geral)

Atendimento a pacientes com necessidades especiais sob anestesia geral/sedação.

Consulta Prévia MEI -Microempreendedor Individual

Verificação de compatibilidade da atividade econômica pretendida, com a área do imóvel e o zoneamento do local

Abrir Formulário

Consultas/Acompanhamento de pré-natal

Consultas médicas e de enfermagem no acompanhamento de pré-natal de baixo risco

Consultas de especialidades médicas para crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias

Consultas de cirurgia infantil, endocrinologia, cardiologia, oncologia, dermatologia, pneumologia, homeopatia, nefrologia, neurologia agendadas diretamente na unidades.

Consultas de puericultura para região central e áreas descobertas

Acompanhamento médico de crianças de 0 a 2 anos de idade que residem na área central de Juiz de fora , em regiões do município que não tenham Unidade Básica de Saúde (UBS). O serviço avalia o desenvolvimento e o crescimento das crianças.

Consulta sobre resultado/andamento de defesa ou recurso de multa de trânsito

Disponibilização ao cidadão de informações sobre DEFESA contra o auto de infração de trânsito e/ou RECURSO contra a aplicação da penalidade de multa municipal.

Consultas presenciais ao acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes

O usuário pode consultar ou ler livros, periódicos e outras publicações dentro da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, nos setores de Memória, Periódicos, Referência e Infantojuvenil. O equipamento urbano é usado para pesquisa ou estudo. O Setor de Referência oferece salas individuais de leitura, sob reserva antecipada. Os interessados podem trazer seu equipamento eletrônico e material didático particular

Consulta Técnica em Vigilância Sanitária

Consulta técnica em Vigilância Sanitária

Consumo final

Solicitação do desligamento do fornecimento de água, através de corte comercial, e pagamento do resíduo consumido no imóvel que se encontra vazio/desocupado.

Contação de Histórias na Praça CEU

Ação aberta a toda comunidade da Zona Norte, frequentadores da Praça CEU e demais interessados. A proposta da ação é formar crianças e jovens leitores e produtores de textos, além de criar condições de aprendizagem para que a leitura e a escrita sejam prazerosas.

Contação de Histórias nas Escolas e na Biblioteca Delfina Fonseca Lima

Escolas e outras instituições podem solicitar contação de histórias na sede da Biblioteca Delfina Fonseca Lima ou em sala de aula

Conta emitida por média

Refaturamento da fatura pelo consumo real, que será calculado a partir da leitura apresentada pelo solicitante.

Contagem de LPA (Licença-Prêmio por Assiduidade)

Solicitação de contagem de licença-prêmio por assiduidade (LPA) referente a quinquênios adquiridos por servidores efetivos/estatutários.

Abrir Formulário

Contenção de encostas

Realizar vistorias específicas, construir escadas, muros de arrimo (concreto, gabião, rip rap) e contenção de pequeno porte, pontes para pequenas e médias estruturas, executar demolições determinadas pela Defesa Civil. A construção de obras de contenção de grande porte é executada com recursos externos, mediante aprovação de projeto do órgão financiador, após encaminhamento via Defesa Civil.

Coordenar e atualizar as informações da base cadastral imobiliária urbana e rural do município.

Coletar, agrupar dados referentes aos imóveis do município.

Copa 60+ de Fut 7

A Copa 60+ teve a sua primeira edição em 2018 e é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, através do Departamento de Fomento às Políticas de Esporte e Lazer, com o Grupo Bahamas. É voltada para equipes com atletas na faixa etária acima de 60 anos.

Copa Juiz de Fora de Futebol Amador

A "Copa Juiz de Fora de Futebol Amador" é realizada nas categorias adulto (18 anos ou mais), veterano (35 anos ou mais), master (40 anos ou mais), super master (45 anos ou mais) e sênior (52 anos ou mais), com objetivo de incentivar educacionalmente a prática do futebol, promover o intercâmbio desportivo e social, integrar socialmente, através da prática desportiva, e dar cumprimento às diretrizes do Governo municipal, referentes ao esporte na cidade. A Copa tem início com a inscrição gratuita das equipes e respectivos atletas, na Secretaria de Esporte e Lazer, durante os meses de dezembro e janeiro. Os jogos acontecem no período entre fevereiro e junho de cada ano. Podem participar equipes compostas por representantes de agremiações, clubes, escolas, entidades esportivas e organizadas pela comunidade em geral.

Copa Prefeitura/Bahamas de Futebol Amador

Maior competição de futebol amador do país. Realiza, anualmente, mais de 500 partidas no período de agosto a dezembro, com média de participação de mais de 5,5 mil atletas. As inscrições são gratuitas e feitas na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), no período de junho e julho, em datas específicas e divulgadas previamente pela SEL. As equipes finalistas recebem troféus, medalhas e um jogo completo de uniformes para a partida final, além da premiação para artilheiro, defesa menos vazada e equipe mais disciplinada. Podem participar equipes compostas por representantes de agremiações, clubes, escolas, entidades esportivas e organizadas pela comunidade em geral. É disputada em 11 categorias: Dente de Leite (até 11 anos), Mirim (até 13 anos), Infantil (até 15 anos), Juvenil (até 17 anos), Adulta (18 a 34 anos), Veterana(acima de 35 anos), Master (acima de 40 anos), Super Master (acima de 45 anos), Sênior (acima de 52 anos) e Feminina (acima de 18 anos).

Copa Prefeitura/Bahamas de Futsal

A "Copa Prefeitura Bahamas de Futsal" é realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) há mais de 30 anos, sendo que desde 1999 tem a parceria do Grupo Bahamas. A competição é disputada nas categorias iniciante(sub-9), pré-mirim (sub-11), mirim (sub-13), infantil (sub-15), infantojuvenil (sub-17), juvenil (sub-20), adulto (de 20 a 34 anos), veterano (de 35 a 39 anos) e master (a partir de 40 anos) no masculino, e, no feminino, nas categorias infantil (sub-16), infantojuvenil (sub-19) e adulto (a partir de 20 anos). A competição também tem caráter regional e reúne outros municípios, entre eles, Bicas, Chácara, Coronel Pacheco, Goianá, Lima Duarte, Matias Barbosa, Rio Novo, Santos Dumont e São João Nepomuceno. As partidas são realizadas entre março e junho, em ginásios cedidos à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Além dos caracteres esportivo e recreativo, a Copa tem objetivo solidário. Durante as inscrições, as equipes doam alimentos não perecíveis, que serão entregues a instituições beneficentes.

Cópia de Contrato de Trabalho

Solicitação de cópia de contrato de trabalho de ex-servidor da Prefeitura de Juiz de Fora.

Abrir Formulário

Cópia de folhas de petições ou processos

Cópias autenticadas de Processos, petições ou 2ª via de Certidão de Habite-se.

Abrir Formulário

Cópia de Processo Administrativo Fiscal - PAF

O contribuinte ou seu procurador legalmente constituído tem direito de solicitar cópias de Processo Administrativo Fiscal

Cópia Integral de Prontuário Funcional

Solicitação de cópia integral de prontuário funcional de servidor ativo ou ex-servidor da Administração Direta da Prefeitura de Juiz de Fora

Abrir Formulário

Corredor Cultural

Projeto que comemora o aniversário de Juiz de Fora, celebrado em 31 de maio. A programação é construída a partir de sugestões de artistas, produtores e instituições culturais, por meio de edital. O Corredor Cultural busca contemplar atrações nos mais diversos segmentos culturais. A proposta é ocupar a cidade com atividades de arte e cultura, promover confraternização, incentivar o uso democrático de espaços e equipamentos públicos, incentivar o intercâmbio cultural, abrir espaço para novas propostas artísticas

Corredor da Folia

O Corredor da Folia é promovido anualmente pela Funalfa, oferecendo shows com artistas locais e de outros centros, além de apoio às diversas manifestações carnavalescas, como blocos, bandas e bailes, nos bairros e distritos. Os eventos carnavalescos que interferem na rotina da cidade devem obrigatoriamente ser cadastrados no Edital de Alvará e Apoio lançado anualmente

Cras Centro

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Leste Linhares

O CRAS presenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Leste São Benedito

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Nordeste Grama

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Norte Benfica

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Oeste São Pedro

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Sudeste Costa Carvalho

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Sudeste Olavo Costa

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

Cras Sul Ipiranga

O Cras apresenta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Oferece atendimento e acompanhamento às famílias que moram nos bairros do seu território de abrangência. Realiza atividades individuais ou em grupo e encaminha para serviços de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, entre outras atividades.

CREAS - Centro de Referência Especializada na Assistência Social (CENTRO 1)

CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

CREAS - Centro de Referência Especializada na Assistência Social (CENTRO 2)

CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

CREAS - Centro de Referência Especializada na Assistência Social (NORTE)

CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

Credencial de Idoso

Autorização para que idosos estacionem nas vagas destinadas a eles.

Credenciamento de prestadores de serviços de saúde, PESSOA FÍSICA

As pessoas físicas, prestadores de serviços de saúde da cidade de Juiz de Fora que se interessarem, poderão solicitar credenciamento em sua área de especialização ao Plano de Assistência à Saúde dos servidores da PJF (PAS-JF).

Abrir Formulário

Credenciamento de prestadores de serviços de saúde, PESSOA JURÍDICA

As pessoas jurídicas, prestadores de serviços de saúde da cidade de Juiz de Fora e de outras cidades que se interessarem, poderão solicitar credenciamento em sua área de especialização ao Plano de Assistência à Saúde dos servidores PJF (PAS-JF).

Abrir Formulário

Credenciamento de prestadores de serviços de saúde, PESSOA JURÍDICA - HOSPITAIS

As pessoas jurídicas, qualificadas como Hospitais, prestadores de serviços de saúde da cidade de Juiz de Fora e de outras cidades que se interessarem, poderão solicitar credenciamento em sua área de especialização ao Plano de Assistência à Saúde dos Servidores da PJF (PAS-JF)

Abrir Formulário

Criação, alteração, adequação e ampliação de horários e linhas de ônibus

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que define a necessidade de alteração, adequação, ampliação de horários ou criação de uma nova linha de transporte urbano. As solicitações passam por uma avaliação técnica.

Curso Preparatório para Concursos (CPC)

É um programa da Prefeitura de Juiz de Fora que oferece cursos preparatórios para alunos de baixa renda no município. O projeto busca garantir que os alunos possam concorrer em nível de igualdade nos processos seletivos ((PISM, ENEM E IF) para instituições de Ensino Superior. Além disso, o CPC oferta, também, preparação para alunos que desejam realizar provas para concursos públicos municipais e estaduais.

Curumim Benfica

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim Olavo Costa

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim Santa Luzia

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim Santa Maria

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim Santa Rita

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim São Benedito

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim São Pedro

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Curumim Vila Esperança

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolve práticas de teatro, circo, artes, música, atividades esportivas e acompanhamento escolar, além de oferecer duas refeições diárias por turno.

Declaração de tempo de contribuição para fins de obtenção de benefício junto ao INSS - ANEXO III da Portaria MPS nº 154, de 15/05/2008 - Cargo Comissionado

Emissão de certidão, modelo do Anexo III da Portaria MPS nº 154/2008, junto ao INSS, solicitada por ex-servidor comissionado, para fins de aposentadoria.

Declaração para lançamento de ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis

Emissão de DAM ao contribuinte para pagamento do ITBI

Abrir Formulário

Defesa Contra Auto de Infração

Defesa contra Auto de Infração emitido em desfavor do requerente. Deve ser dada entrada da Defesa em no máximo 10 dias após o recebimento do Auto de Infração para que o mesmo seja tempestivo e válido.

Abrir Formulário

Defesa contra Auto de Infração da SMA

É o serviço pelo qual o autuado tem a oportunidade de apresentar defesa contra o auto de infração ambiental, antes da aplicação da penalidade de multa, no prazo de 20 (vinte) dias contados da ciência do Auto de Infração.

Abrir Formulário

Defesa da autuação de infração de trânsito

É a oportunidade de apresentação de defesa contra o auto de infração de trânsito antes da aplicação da penalidade de multa. Quando um motorista comete uma infração de trânsito é emitida uma Notificação por Infração de Trânsito - NIT para informá-lo de tal infração. Se o motorista discorda da autuação realizada pelo Agente de Trânsito, Policial Militar ou Guarda Municipal, ele pode apresentar sua defesa.

Abrir Formulário

Denuncia/Reclamação junto à Vigilância Sanitária

Registro de denuncias/reclamações de serviços e produtos sujeitos ao controle sanitário

Denúncia sobre Dengue

Registro de denúncia de locais favoráveis ao desenvolvimento de focos do vetor, triagem e orientações sobre medidas de prevenção e proliferação de doenças transmitidas pelos vetores Aedes aegypti.

Desafio de Tênis de Mesa da Praça CEU

Competição realizada com o objetivo de promover a modalidade esportiva, além de fortalecer o vínculo da comunidade com o equipamento urbano e promover convivência social.

Desfile Oficial das Escolas de Samba de Juiz de Fora

Evento promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), consistindo no desfile competitivo de agremiações dos grupos A, B e C. Os objetivos são preservar a tradição carnavalesca da cidade, incentivar a cultura popular e fomentar o turismo

Desvio Temporário de Trânsito (concretagem, caminhão guincho, etc)

Emissão de autorização para desvio temporário de trânsito.

Abrir Formulário

Diretrizes para Loteamento

Emissão de Diretrizes para Loteamento, previstas no Art. 26 da Lei Municipal 6.908/1986

Abrir Formulário

Dispensação de medicamentos - Farmácia Central

Dispensação de medicamentos básicos e insulina glargina para a população do município de Juiz de Fora

Dispensação de medicamentos - Farmácia de Homeopatia

Dispensação de medicamentos homeopáticos

Dispensação de medicamentos - Farmácia Oeste

Dispensação de medicamentos básicos à população da região Oeste do município de Juiz de Fora

Distribuição de Produtos Culturais da Lei Murilo Mendes

Uma vez ao mês, todo cidadão com idade mínima de 18 anos pode retirar gratuitamente, na secretaria da Lei Murilo Mendes (sede da Funalfa), até três produtos culturais de seu interesse. O objetivo é promover a divulgação e a circulação dos bens financiados pela Lei Murilo Mendes: livros, CDs e DVDs. Em alguns meses, são promovidas campanhas beneficentes. Nesse caso, a retirada dos produtos acontece a partir da doação de produtos, como alimentos e itens de higiene pessoal, destinados a entidades filantrópicas.

Ecoponto

O local é responsável por receber, acondicionar e destinar corretamente e gratuitamente restos da construção civil, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos.

Educação patrimonial

Promoção de eventos de educação patrimonial em quaisquer esferas institucionais de ensino do município ou entidades interessadas, além de parcerias interinstitucionais para fins de divulgação do patrimônio material e imaterial do município.

Eletrocardiograma (ECG) em crianças e adolescentes

Eletrocardiograma (ECG) é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade do coração do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração. O Eletrocardiograma é realizado em crianças (0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias) e adolescentes (12 a 19 anos, 11 meses e 29 dias) que foram atendidas pelos médicos do Departamento de Saúde da Criança e Adolescente.

Emissão da Certidão de Habite-se

Emissão do documento que informa as características de um imóvel: Localização, natureza, destinação, benfeitorias, data da aceitação, área real, fracionamento e número do registro.

Abrir Formulário

Emissão de certidões relacionadas à imóveis tombados

A Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) atesta por meio de certidão o tipo de proteção que um determinado bem possui.

Abrir Formulário

Emissão de Comprovante de Rendimentos - Aposentados e Pensionistas

Emissão de comprovante de rendimentos para declaração de IRRF. Pode ser emitido também pelo site da PJF.

Emissão de Contracheque - Servidor Ativo

Emissão de contracheque de servidor ativo. Encontra-se disponível no site.

Emissão de Contracheque - Servidores Aposentados e Pensionistas.

Emissão de contracheque para diversas finalidades. Pode ser emitido também pelo site da PJF.

Emissão de Ficha Financeira - Aposentados e Pensionistas

Emissão de ficha financeira para diversas finalidades, entre elas fazer prova junto a instituições financeiras, processos e fins particulares.

Emissão do alvará para permissionário do transporte escolar, pedido de CIV, Cartão de Identificação do Veículo

Emissão do Cartão de Identificação do Veículo (CIV). O cartão é um documento necessário para a exploração do serviço de transporte escolar

Abrir Formulário

Emissão do alvará para permissionário do transporte escolar, pedido de (CIV) Cartão de Identificação do Veículo (Para permissionário não condutor)

Emissão do Cartão de Identificação do Veículo - CIV. O cartão é um documento necessário para a exploração do serviço de transporte escolar

Abrir Formulário

Emissão e renovação da carteira de motorista auxiliar de táxi

Atualização anual da carteira de motorista para auxiliar de táxi.

Abrir Formulário

Emissão e renovação do alvará de autônomo para permissionário de táxi

Emissão e renovação do alvará de autônomo para permissionário de táxi e para motorista auxiliar de táxi.

Abrir Formulário

Empréstimo das quadras da Praça CEU

As duas quadras da Praça CEU são emprestadas para prática de esportes e para eventos culturais.

Empréstimo de dependências do Museu Ferroviário

Com o objetivo de transformar o Museu Ferroviário em espaço de amplo uso e formar público, são realizados empréstimos das dependência da instituição à toda comunidade. Busca-se, prioritariamente, o uso para atividades culturais.

Empréstimo do Anfiteatro João Carriço para eventos, mostras e reuniões

Com capacidade para 55 pessoas, o Anfiteatro João Carriço, localizado no Paço Municipal (Avenida Rio Branco 2.234 - Centro), pode ser utilizado pela comunidade. A Funalfa também disponibiliza som, projetor e microfone para uso no local, quando devidamente solicitado em formulário específico. O empréstimo do anfiteatro e dos equipamentos acontece somente no caso de eventos gratuitos. Os pedidos estão sujeitos à avaliação prévia.

Empréstimo domiciliar de livros e outras publicações da Biblioteca Delfina Fonseca Lima

O leitor pode retirar até dois livros por um prazo de 15 dias, com direito a renovação, desde que os exemplares não estejam reservados; empréstimos e renovações só podem ser feitos pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade

Empréstimo domiciliar de livros e outras publicações da Biblioteca Municipal Murilo Mendes

O leitor pode retirar até dois livros por um prazo de 15 dias, com direito a renovação, desde que os exemplares não estejam reservados; empréstimos e renovações só podem ser feitos pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade

Encontro de Folia de Reis

Evento promovido anualmente pela Associação das Folias de Reis e Charolas de Juiz de Fora, com apoio da PJF/Funalfa. Consiste em uma apresentação pública com grupos de Folia de Reis da cidade e da região, encerrando o período de peregrinação dos participantes. Os objetivos são resgatar e difundir a Folia de Reis, uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira.

Entrega de remédios

Dispensação de remédio do Programa Municipal de Medicamentos (REMUME)

Escola de Direito do Consumidor e Educação Financeira - EDCEF

Presta cursos gratuitos de formação, extensão e capacitação de consumidores e servidos municipais. Os cursos básicos de direito do consumidor, cursos avançados de processos administrativos de procons tem duração aproximada de três meses. Já o curso de educação financeira acontece mensalmente.

Escola de Escritores

Projeto que trabalha a literatura de forma lúdica, incentivando a leitura e a escrita, em encontros semanais de uma hora e meia, com uso de estratégias diversas de sensibilização e estimulação. Voltado para crianças alfabetizadas de 7 a 12 anos. O ingresso na Escola de Escritores se dá por meio de inscrições abertas anualmente. Há cadastro de reserva para preenchimento de vagas ociosas.

Estacionamento de veículo à serviço do poder público

Autorização a órgãos municipais, estaduais ou federais, para estacionamento em vagas rotativas e/ou áreas regulamentadas (exceto ponto de ônibus) a veículos que estiverem prestando serviço público.

Estância Juvenil

Oferece acolhimento institucional, em caráter provisório, a crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos incompletos, que tenham sofrido violência sexual, física, psicológica, doméstica ou negligência familiar.

Estande e Feira de Troca de Livros na Praça CEU

A ação busca fomentar a leitura entre os usuários e visitantes da Praça CEU, além de incentivar a circulação de obras literárias, por meio da troca de exemplares já lidos por outros disponibilizados no local.

Exame Admissional

Avaliar a aptidão física e mental compatíveis com o exercício do cargo ao qual o servidor foi aprovado, constatadas por exame feito por médico ou junta médica indicada pelo DAMOR.

Exame preventivo de colo do útero ( Papanicolau)

Realização de exame citopatológico do colo útero

Exames laboratoriais

Coleta de exames laboratoriais, como exame de sangue, fezes, escarro, urina e etc

Exposições temáticas na Biblioteca Municipal Murilo Mendes

Mostras que têm como objetivos oferecer informações e despertar a atenção para temas diversos que tenham relação direta ou indireta com a literatura, como Dia do Livro Infantil e Copa do Mundo, entre outros.

FAE - Ficha de Atualização de Endereço

ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO PARA ENTREGA DO IPTU.

Abrir Formulário

Família Acolhedora

Acolhimento voluntário de criança ou adolescente, entre zero e 18 anos incompletos, que necessita ser afastado temporariamente do convívio familiar, por medida protetiva, em função de risco pessoal, social ou abandono. Este é o objetivo do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, onde os interessados podem fazer a diferença, possibilitando ambiente familiar, alternativo ao acolhimento institucional.

Fechamento de via para realização de evento

É o serviço da Prefeitura, em conjunto da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Supervisão de Licenciamento de Atividades Econômicas(SLAE), que emite uma autorização para fechamento de rua temporário.

Abrir Formulário

Feira de Artesanato da Praça CEU

Feira realizada com produtos produzidos por alunos das oficinas da Praça CEU, com o objetivo de fortalecer a importância do espaço de convivência, do diálogo e da troca de experiência, além de fomentar a economia familiar. A visita à feira é gratuita, e as peças são vendidas a preços populares. As datas da feira são divulgadas, antecipadamente, por meio de cartazes e nas redes sociais.

Feiras Itinerantes em área de patrimônio tombado e/ou no seu entorno.

Feira para comercialização de produtos destinados ao consumo varejista em área de patrimônio tombado e/ou no seu entorno.

Abrir Formulário

Festa Junina do CEU

A ação busca oferecer lazer cultural para a comunidade, resgatar a cultura caipira, fortalecer o vínculo da comunidade com o equipamento urbano e promover convivência social.

Festival de Dança da Praça CEU

O evento busca promover a dança como linguagem artística, investir na formação de público e enaltecer as manifestações culturais. Anualmente é lançado edital nacional para seleção de coreografias, amplamente divulgado no Portal da Prefeitura de Juiz de Fora, nas redes sociais e na Secretaria do CEU. A programação também inclui companhias e bailarinos convidados pela produção do festival.

Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora

Evento sem caráter competitivo promovido anualmente pela PJF/Funalfa, com atividades de formação, fomento e intercâmbio cultural. Durante uma semana, são realizadas apresentações, oficinas, intervenções, mostras e exposições. Os objetivos são incentivar a formação de público; estimular a produção teatral em Juiz de Fora; auxiliar na formação e especialização do artista local; promover o intercâmbio cultural entre o artista local e o artista convidado; reforçar a importância do teatro na formação humana; buscar a diversidade de linguagens, de formatos e novas formas de experimentação; valorizar e incentivar o artista nacional, regional e local e sua produção; incentivar a criação e inovação a partir de um edital público de seleção de propostas; descentralizar as apresentações, atingindo diversas regiões da cidade; facilitar o acesso à cultura e o pleno exercício dos direitos culturais com eventos em espaços públicos a preços populares;

Ficha Financeira

Emissão de ficha financeira de período trabalhado pelo servidor, podendo ser consultado junto aos Arquivos Intermediários.

Fiscalização de posturas

Solicitação de fiscalização de posturas diversas, tais como lotes vagos, comércio ambulante, antenas de celulares, criação e manutenção de animais, lixo, esgoto em imóvel particular, funcionamento irregular de comércio, indústria e/ou serviços, publicidade, movimentação de terra, obras, obstrução de vias e logradouros públicos, passeio irregular, poluição sonora e outros.

Abrir Formulário

Fomento a projetos turísticos

Anualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, abrem edital de seleção de projetos turísticos a serem fomentados financeiramente/institucionalmente pelo Município no ano seguinte. Podem participar pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, brasileiras, com regularidade fiscal, inscritas no Cadastro Geral de Convenentes do Município de Juiz de Fora (CAGEC).

Fornecimento e/ou Recorte de Bases Geográficas Georreferenciadas

Fornecimento em Formato Digital de Bases Geográficas Municipais.

Abrir Formulário

Fundação Maria Mãe

Programa de atenção às pessoas em situação de Rua

Gestão de Risco

Atendimento técnico em vistorias que visam verificar possíveis situações de riscos físicos que possam estar afetando o solicitante.

Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos (GEDAE)

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e com necessidades específicas para o restabelecimento de vínculos e acompanhamento dos cuidados necessários ao tratamento HIV/AIDS

Histórico Escolar de Escola Extinta

Solicitação de Histórico Escolar de Escolas extintas

Implantação de coleta de lixo domiciliar em ruas ou loteamentos novos

Expansão da coleta em novos pontos de recolhimento.

Impressões de Mapas Técnicos de Juiz de Fora

Impressão, em papel sulfite, de recortes de mapas do Município de Juiz de Fora em escalas variadas.

Abrir Formulário

Impugnação contra Auto de Infração de ISSQN

Realizar o trâmite do processamento de defesa ou recurso em caso de imposição de multa fiscal

Abrir Formulário

Indicação de condutor infrator - Fici (transferência de pontuação)

É o serviço executado através da Secretaria de Transporte e Trânsito - Settra, que transfere os pontos de infração de trânsito do proprietário do veículo para o real condutor que praticou a infração

Abrir Formulário

Infocentro do CEU

Nove computadores com acesso à internet são disponibilizados, com uso livre em relação ao tempo. As máquinas podem ser utilizadas para sites de pesquisa e notícias, sendo vetado o uso para jogos, áudios e sites de conteúdo adulto. É solicitada apenas a assinatura no caderno de presença

Informações turísticas

A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, oferece informações sobre a oferta turística da cidade, por meio de canais de atendimento e do Portal do Turismo de Juiz de Fora.

Inscrição de Contribuinte Eventual

Efetuar inscrição de contribuintes não estabelecidos em Juiz de Fora e que necessitam de Inscrição Municipal a fim de recolher o ISSQN a este município

Abrir Formulário

Inscrição de Pessoa Física (Autônomos)

Inscrição de pessoa física no Cadastro Mobiliário de Contribuintes.

Abrir Formulário

Inscrição para concessão de placa para táxi (Permissionário)

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA, que permite ao cidadão fazer a inscrição para participação em concurso de concessão de placa para táxi, que autoriza a exploração do serviço de táxi na cidade de Juiz de Fora.

Instalação de Engenho Publicitário

Autorização para veiculação de publicidade através da instalação de engenhos publicitários dos tipos 1 ( painel com mensagens em papel), tipo 2 ( painel com mensagens fixas) e tipo 3 (painel com mensagens em movimento).

Abrir Formulário

Instalação de letreiro/toldo/totem e pintura na parede em imóvel não tombado.

Autorização para instalação de letreiros paralelo à fachada, perpendicular à fachada, pintado na parede (de identificação do estabelecimento), toldo e totem em imóvel não tombado.

Abrir Formulário

Instalação de Papeleiras (Caixas coletora de pequenos resíduos)

Solicitação de troca ou instalação de lixeiras de pequenos resíduos em logradouros públicos.

Instituto Bruno Vianna

Atendimento Socioassistencial à Pessoa com Deficiência Múltipla e Surdocegas

Instituto Jesus

Atendimento Socioassistencial à pessoa com deficiência parcial e atendimento socioeducativo. O serviço oferece atividades de integração à sociedade que propiciam benefícios psicológicos, educativos, sociais e equoterapia. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Instituto Médico Psicopedagógico (IMEPP)

Serviço de proteção social de média complexidade para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade e risco social e suas famílias e responsáveis diretos.

Instituto Profissional Dom Orione

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferece oficinas de informática, música e treinamento esportivo.

Internação domiciliar - DID

A internação domiciliar é uma forma de internação oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção a saúde, prevenção e tratamento de doenças. Além disso, a oferta do tratamento em domicílio, que acontece por meio do Departamento de Internação Domiciliar (DID), propiciará a redução da média de permanência hospitalar e agilidade na alta hospitalar, proporcionando, assim, o aumento na oferta de leitos hospitalares no município de Juiz de Fora.

Internet Popular da Biblioteca Regional Delfina Fonseca Lima

Dois computadores são disponibilizados para acessar a internet em pesquisas escolares e acadêmicas, ou para conferir noticiários. É vedado o uso da Internet popular para redes sociais e páginas de conteúdo adulto

Interposição de Recursos da NAP(Notificação por aplicação de penalidades)

É o recurso contra a aplicação da penalidade de multa, após o cidadão ter sido informado da infração e decorrido o prazo para defesa contra a autuação. Quando um motorista comete uma infração de trânsito, é emitida uma Notificação por Infração de Trânsito - NIT para informá-lo de tal infração. Se ele não apresentar uma defesa ou esta for indeferida, a Autoridade de Trânsito irá expedir a Notificação por Aplicação de Penalidade - NAP. A partir daí, o cidadão pode apresentar recurso junto à JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações - 1ª Instância.

Abrir Formulário

Isenção de Imposto de Renda para Portadores de Moléstia Grave - Aposentados e Pensionistas

É o serviço que concede isenção de imposto de renda, para aposentados e pensionistas portadores de moléstia grave.

JF Esporte e Cidadania

O Programa JF Esporte e Cidadania tem como finalidade levar atividade física e esportiva para a população a partir de 5 anos de idade, de forma gratuita, nas regiões da cidade de Juiz de Fora. As atividades são desenvolvidas durante todo o ano por Profissionais de Educação Física qualificados para este atendimento, com duas aulas semanais. Ao propor ações diferenciadas, qualificadas e de acesso a este público, o Programa busca promover o desenvolvimento físico, o exercício da cidadania e a inclusão social visando a melhoria das condições físicas, emocionais e sociais, para alcançar qualidade de vida e aumento da autoestima. As seguintes atividades acontecem em diversos núcleos pelas regiões da cidade: caminhada orientada, ginástica, hidroginástica, natação, vôlei, futsal, pilates, ginástica olímpica, alongamento

JF Orienta - Palestra sobre mercado de Trabalho/Empreendedorismo

Escolas, faculdades, entidades e projetos sociais podem solicitar ao Departamento de Trabalho, Emprego e Renda (Dter), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), a realização de palestras e orientações para o público atendido, sobre mercado de trabalho e/ou empreendedorismo, em um projeto denominado "JF Orienta". As palestras são ministradas pelo Departamento, sem custos.

Abrir Formulário

JF Paralímpico

O programa JF Paralímpico busca unificar o atendimento às pessoas com deficiência, assim como oportunizar a inserção em eventos competitivos. Oferece uma gama variada de atividades motoras adaptadas, no intuito de mostrar e valorizar as habilidades e o potencial esportivo da pessoa com deficiência, bem como proporcioná-las uma melhora na qualidade de vida, na autonomia e na elevação de sua autoestima, assim como possibilitar a socialização e a construção de relacionamentos. A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita e para qualquer pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, com idade mínima de 10 anos, que tenha interesse em atividades esportivas de aprendizagem, de aperfeiçoamento e rendimento competitivo ou interesse em qualidade de vida e saúde. Os menores devem ser acompanhados por um responsável e apresentar documento oficial com foto. Procurar a Supervisão de Esporte Adaptado. As modalidades oferecidas são: atletismo, musculação (para os alunos que praticam o atletismo), goalball, natação, bocha paralímpica, futebol paralímpico e polybat. Os locais e horários das atividades podem ser acessados no site pjf.mg.gov.br/sel

Abrir Formulário

Junta médica

Atender a solicitação de junta médica avaliativa (composta por três médicos) para avaliar as condições laborativas do servidor da Prefeitura de Juiz de Fora, para processos administrativos, ou outros necessários.

Lar de Laura

Oferece acolhimento institucional, em caráter provisório, a crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos incompletos, que tenham sofrido violência sexual, física, psicológica, doméstica ou negligência familiar.

Lavagem de ruas e/ ou avenidas

Lavagem de logradouros públicos.

Lei Murilo Mendes - Programa Cultural Murilo Mendes

Lei que visa a democratizar os recursos destinados à cultura em Juiz de Fora, além de valorizar e fortalecer a produção artística local. Por meio de edital, são selecionados projetos em todas as áreas de cultura. Cada projeto contemplado recebe entre 80 até 100% do valor solicitado para sua execução.

Licença Maternidade para servidoras da PJF

É o serviço que autoriza a concessão de Licença Maternidade (120 ou 180 dias), para todas as funcionárias da Prefeitura.

Licença para tratamento de pessoa da família

É o serviço que concede ao servidor efetivo a mais de 2 anos da Prefeitura, o direito à Licença para acompanhamento de pessoa da família, que esteja em tratamento médico.

Ligação de água 1/2" em desmembramento

Solicitação de mais uma ligação de água para atender outro imóvel no mesmo terreno.

Ligação de água e esgoto

Primeira ligação de água e esgoto, em imóveis que ainda não possuem fornecimento de água e esgoto ou somente esgoto.

Limpeza de córrego

Retirada de resíduos sólidos descartados irregularmente nas margens, retirada de ervas daninhas e roçada.

Limpeza e remoção dos resíduos gerados em eventos

Solicitação de limpeza e remoção de resíduos gerados em eventos, podendo ser uma área privada ou logradouro público, mediante a cobrança.

Lista anual de reclamações fundamentada

Cadastro e divulgação de todas as empresas reclamadas no Procon/JF durante o ano referente. Apresenta nomes de fornecedores e análise dos atendimentos. Reflete a conduta de fornecedores de produtos e de serviços existentes no mercado. Proporciona também o acesso: a forma correta de consulta; pesquisa; gráficos comparativos; explicação do que é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). O Cadastro é uma obrigação legal, prevista no CDC.

LiterArte

O projeto LiterArte busca promover interlocução entre literatura, teatro e música, em encontros nos quais acontecem saraus, cenas curtas e rodas de conversa, com temas sugeridos pelos usuários. Além da participação dos alunos das oficinas culturais do CEU, o projeto é aberto à comunidade da Zona Norte e frequentadores do equipamento urbano.

Literatura Desenhada

O projeto Literatura Desenhada busca valorizar a prática da leitura e da produção artística espontânea nos diversos públicos e dar visibilidade a artistas da Região Norte de Juiz de Fora A ação consiste na exposição de imagens nas mais diversas técnicas, que tenham relação com livros, poesias, contos ou qualquer outra obra literária.

Livro Vai e Vem

Projeto da Biblioteca Municipal Murilo Mendes com o objetivo de fomentar a leitura, promovendo a circulação de obras literárias. A proposta é que as pessoas troquem publicações que já leram por outras disponibilizadas pela instituição ou entregues pelo público

Manutenção de drenagem urbana

Manutenção do sistema atual de drenagem, realizar vistorias das solicitações de serviços, fiscalizar obras diretas, realizar manutenção das bocas de lobo, reforma de caixa de captação, reforma e troca de rede, de grades e de tampas, construção de drenos, conserto de erosões de drenagem.

Manutenção de escadas, meio-fio e passeios públicos

Manutenção dos equipamentos em áreas públicas.

Manutenção de estradas vicinais

Patrolamento, drenagem, aterro, desaterro, limpeza de vias rurais, bueiros, mata burros, desobstrução de rede, roçadas e capinas, desobstrução de córregos e valetas, limpeza em pátios de torneios leiteiros, colocação de escória ou saibro nas estradas rurais, reforma e manutenção de pontes de madeira.

Manutenção de praças e logradouros públicos

Limpeza, capina, reforma e manutenção de praças, canteiros e rotatórias.

Marcação de Exames de Alta Complexidade

Entrada de laudos para agendamento de exames de alta complexidade

Marcação de Exames de Média Complexidade

Agendamento de exames de média complexidade (ultrassonografias, exames oftalmológicos, exames de otorrino, endoscopias, colonoscopias, ecocardiogramas, testes ergométricos, mamografia, eletroencefalograma, raio x, eletroneuromiografias, videolaringoscopias, fibrolaringoscopias, estudos urodinâmicos, holter, punções, MAPA, holter, etc...

Matrículas na Rede Municipal

Matrículas para crianças que estão ingressando na Rede Municipal de Ensino

Mudança de padrão

Deslocamento da caixa padrão de um local para outro, podendo ser mudança de padrão simples, mudança de padrão sem ônus ou mudança de padrão e ramal mais corte.

Museu vai à Escola

Levar ações educativas que despertem conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, aproximando o Museu Mariano Procópio das escolas, através de exposições itinerantes, atividades temáticas e oficinas.O tempo de duração das atividades é de aproximadamente 40 minutos, e as exposições poderão permanecer nas escolas durante um período determinado.

Novo emplacamento e troca de táxi

Novo emplacamento de táxi. Este procedimento é realizado pelo permissionário (dono do táxi) ao adquirir um novo veículo.

Abrir Formulário

Núcleo Cidadão de Rua

Realiza acolhimento, em regime de albergue, à população em situação de rua da cidade. A unidade possui 150 leitos, para pessoas do sexo masculino e feminino. Oferece, ainda, duas refeições (jantar e café da manhã), cuidados com higiene, banho e leito para pernoitar.

Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado - NASE

Serviço de atendimento ao consumidor superendividado, que faz parte do Departamento de Orientação e Solução de Demandas do Consumidor (DOSDEC). O Nase tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando, educando e promovendo audiências de renegociação de dívidas com todos os seus credores, de forma amigável, de acordo com o orçamento familiar, de modo a garantir a subsistência básica de sua família (mínimo vital).

Núcleo de Avaliações Físicas (NAF)

O NAF oferece avaliações físicas para pessoas que participam de atividades físicas e esportivas de programas da SEL, a fim de que os professores utilizem as informações das avaliações para acompanhar o desenvolvimento de seus alunos e melhor planejar suas aulas. Além disso, avalia os árbitros de futebol do Departamento de Fomento às Políticas de Esporte e Lazer (DFPEL).

Núcleo Travessia

O Núcleo Travessia busca garantir o acesso à cultura, ao esporte e lazer. Oferece atividades esportivas, como ginástica e capoeira, além de promover a culturapara todas as idades. No ambiente funcionam também unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sala de leitura, auditório, área verde e grande espaço de convivência para as pessoas de todas as idades.

Oficina de Férias

Atividades lúdicas voltadas para o , público infantil de 05 a 11 anos , durante os períodos de férias escolares ( Julho, Dezembro e Janeiro) com destaque para a história e o acervo do Museu Mariano Procópio.

Oficinas Culturais e Artísticas do Programa Gente em Primeiro Lugar

Oficinas diversificadas para o atendimento de crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, matriculados na rede de ensino e com risco de vulnerabilidade social. As oficinas são ministradas por articuladores culturais em dois encontros semanais.

Oficinas Culturais e Esportivas da Praça CEU

São oferecidas 12 oficinas continuadas, com diversas turmas, em dias e horários variados, que somam 1.260 vagas para pessoas de todos os segmentos etários, nas áreas de capoeira, hip-hop e danças modernas, balé clássico, jazz, teatro, artesanato, flauta, violão, caminhada orientada, ginástica, basquete, futsal masculino e futsal feminino.

Orientações diversas relacionadas a patrimônio cultural

A Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) oferece orientações sobre aspectos diversos relacionados ao patrimônio cultural: abertura de processo de tombamento (Lei 10.777/2004); elaboração de projetos de restauro, reformas e/ou afins em bens tombados e entorno; manutenção de bens tombados; atendimento ao público para fins de pesquisa e atendimento sobre deveres e direitos dos proprietários de imóveis tombados e em processo de tombamento ou localizados em seu entorno imediato.

Ouvidoria da Secretaria de Educação

A Ouvidoria da Secretaria de Educação constitui um mecanismo de escuta das comunidades interna e externa, mediando os interesses recíprocos da Secretaria de Educação e da coletividade.

Palestras para Consumidores

Palestras educativas e informativas sobre relações de consumo, sobre educação financeira, consumo consciente, publicidade abusiva, práticas abusivas para idosos, etc.

Paralisação Temporária de Pessoa Jurídica

Analisar e, caso a documentação esteja correta, proceder à paralisação temporária das atividades de pessoas jurídicas (empresas).

Abrir Formulário

Parcelamento de débitos

Parcelamento de débitos inscritos em dívida ativa da Fazenda Pública do Município de Juiz de Fora

Parcelamento de débitos

O cliente solicita o parcelamento ou reparcelamento do seu débito.

Pedido de Prorrogação de Prazo para cumprimento de Termo de Intimação / Notificação

Soliciação de prorrogação do prazo dado em Termo de Intimação / Notificação dada ao Requerente para cumprimento de uma obigação.

Abrir Formulário

Pedidos de campanhas de educação ambiental com panfletagem ou palestras

Palestras educacionais sobre reciclagem e consumo consciente. Panfletagem referente à coleta seletiva.

Pensão por Morte

Concessão do Benefício de pensão por falecimento

Perícia Médica

Para servidores da Prefeitura de Juiz de Fora efetivos com afastamento superior a 30 dias é realizada a perícia para avaliação médica das condições laborativas do servidor.

Perpetuidade de sepulturas

Disponibilização de perpetuidade para quem quer adquirir a sepultura na qual o ente está sepultado.

Pesagem Bolsa Família

Pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Pesquisa de plantas de loteamentos e/ou desmembramentos aprovados pelo Município

Enviar ao requerente a planta de loteamento e/ou desmembramento por via eletronica.

Pesquisa Técnica

Atendimento a estudantes, pesquisadores e interessados no acervo técnico.

Placas educativas

Fixação de placas educativas em logradouros públicos referentes ao descarte irregular de lixo.

Plantão Fiscal

Atendimento a contribuintes que buscam orientações diversas relacionadas à tributação do Município

PMCMV- Programa Minha Casa Minha Vida

Dentro do PMCMV, a EMCASA é responsável pelo atendimento dos contemplados para fins de coleta de documentos e envio à Caixa Econômica federal para aprovação, além de execução do trabalho social nos empreendimentos, que consiste no desenvolvimento de atividades e ações, que visam a integrar a comunidade no novo espaço, além de gerar emprego e renda, educar para a preservação do meio ambiente, entre outros.

Poda de árvores

Poda de árvores em locais públicos.

Pontos de aluguel para veículos de carga

É o serviço que emite uma autorização para veículos de aluguel fazerem uso de locais determinados pela Settra na cidade.

Posto de recebimento de pneus

Armazenamento e posterior encaminhamento para a destinação final adequada.

PRF- Programa de Regularização Fundiária

O Programa de Regularização Fundiária é instrumento de articulação dos esforços da Prefeitura/EMCASA no sentido de desenvolver trabalhos de regularização das áreas ocupadas espontaneamente em terrenos públicos, privados ou institucionais, pela população de baixa renda, e as consideradas áreas de Especial Interesse Social-AEIS. Executados por profissionais de área técnica. jurídica e social: Técnico em edificação, engenheiro, arquiteto, geógrafo, advogado, assistente social e sociólogo.

Procon - Espaço Cidadão JF - Nordeste

Atendimento das demandas do consumidor referente às relações de consumo (contratação de serviço ou aquisição de produtos)

Procon - Espaço Cidadão JF - Norte

Atendimento das demandas do consumidor referente às relações de consumo (contratação de serviço ou aquisição de produtos)

Procon - Espaço Cidadão JF - Oeste

Atendimento das demandas do consumidor referente às relações de consumo (contratação de serviço ou aquisição de produtos)

Procon - Espaço Cidadão JF - Sul

Atendimento das demandas do consumidor referente às relações de consumo (contratação de serviço ou aquisição de produtos)

Procon Móvel

Unidade móvel da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que tem como objetivo levar atendimento aos consumidores dos bairros e da zona rural de Juiz de Fora. O Procon Móvel também realiza atendimento em ações sociais e eventos da Prefeitura e entidades da cidade.

Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida

Desenvolver, em colaboração com os demais órgãos, a articulação de programas, projetos e ações multiprofissionais voltados para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos servidores da Prefeitura de Juiz de Fora.

Programa de Dispensação de Fraldas Descartáveis

Fornecimento aos usuários do SUS, residentes em Juiz de Fora, de fraldas descartáveis, tamanhos P, M, G e EG (infantil e adulto), limitado a 120 (cento e vinte) unidades mensais, em virtude de tratamento médico de patologias diversas e com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos.

Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc)

O Pelc é parceria entre a PJF e o Governo federal, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer , proporcionando prática de atividades físicas, culturais e lazer, envolvendo todas as faixas etárias e pessoas com deficiência. Além disso, tem objetivo de estimular convivência social, formação de gestores e lideranças comunitárias e favorecer pesquisa e socialização do conhecimento, contribuindo para que esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes (PROMAD)

Oferece capacitação profissional através do curso de Formação em Serviços Administrativos, com possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho

Programa Municipal de Nutrição Enteral e Oral - PMNEO

Fornecimento aos usuários do SUS residentes em Juiz de Fora de nutrição enteral e oral, suplementos alimentares, bem como respectivos insumos. As opções disponibilizadas para a dispensação ao assistido abrangem: Kit para dieta semiartesanal; dietas enterais e orais industrializadas; módulo de proteína e antioxidantes; espessante; fórmula láctea para lactantes que apresentem alergia à proteína do leite de vaca e/ou soja; fórmula láctea para prematuro com baixo peso; suplemento oral para desnutrição, inapetentes ou baixo peso. Juntamente com as dietas serão disponibilizados aos usuários os insumos necessários à respectiva administração (equipo, seringa, bomba de infusão, dentre outros). O fornecimento restringe-se aos pacientes cuja renda pessoal, somada a de seu cônjuge (no caso de usuário adulto) ou dos genitores/responsáveis legais (no caso de usuário criança/adolescente) não ultrapassar a 03 (três) salários mínimos. Excepcionalmente, quando verificada renda superior, o critério objetivo será desconsiderado, mediante comprovação da hipossuficiência do usuário/cônjuge ou dos genitores/responsáveis legais, o que se dará através de avaliação social pela Secretaria Municipal de Saúde.

Programa Procon vai à Escola

Trabalho de conscientização de crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares. São abordados temas relacionados ao consumo consciente x consumismo, educação financeira, preservação do meio ambiente, etc. Ação pode ser aplicada por meio de contação de histórias, teatro de fantoches, trilha do consumo (atividade lúdica), etc.

Projeto Bom de Bola

Programa socioesportivo totalmente gratuito, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Esporte e Lazer, em núcleos espalhados por todas as regiões da cidade. Atende crianças e adolescentes de seis a 16 anos, matriculados na rede escolar, seja ela pública ou privada. Busca propiciar atividade orientada, capaz de afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência, mudando o comportamento do aluno, trazendo-lhe mais sociabilidade, concentração, disciplina e saúde. Propicia treinamento contínuo na modalidade de futebol, são realizados torneios internos entre os núcleos, a fim de selecionar os melhores jogadores de cada categoria e formar uma equipe do "Bom de Bola" para disputar partidas oficiais, a princípio em campeonatos municipais e regionais.

Pro-Leite

Inscrição no Programa Pro-Leite

Pronto Atendimento Infantil - PAI

O Pronto Atendimento Infantil é uma unidade pública de atendimento de urgência e emergência -exclusivamente pediátrico (crianças de 0 a 11 anos e 29 dias).

Propaganda/publicidade em bancas de jornais e revistas

Autorização para instalação de propaganda/publicidade em bancas de jornais e revistas.

Abrir Formulário

Prova tuberculínica (PPD) para crianças e adolescentes.

Exame importante para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose.

Ranking de atendimento

Divulgação da lista com as 10 (dez) empresas que tiverem maior número de atendimentos formalizados pelos consumidores junto ao Procon durante o período de 6 (seis) meses.

Rastreamento de vagas na Rede Municipal de Ensino

Solicitação de rastreamento de vaga para o aluno fora da Rede Pública ou em mudança de região no município.

Reabilitação e Estimulação Visual - PREV

Programa de atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos 11 meses e 29 dias com baixa visão ou com perda total da visão. Este serviço conta com pedagogas, assistente social e médica oftalmologista que trabalham com reabilitação e estimulação visual. Este programa é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Juiz de Fora.

Reabilitação psicossocial dos usuários acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial

O Centro de Convivência Recriar é um serviço da Saúde Mental, mantido pela Secretaria de Saúde, que visa a reabilitação psicossocial dos usuários. Como serviço substitutivo à estrutura manicomial e hospitalocêntrica, o CCR abre espaço para a conquista da autonomia através de oficinas de promoção de trabalho e renda, desenvolvendo, em ateliês, atividades artísticas, artesanais e de interação social. Um dos carros chefes promotores de seus objetivos é a oficina de comunicação, a Rádio TiVi Piraí, veículo de mudança social: permite aos usuários a construção coletiva de novas formas de ler suas histórias. Além disso, possibilita a divulgação de suas produções artísticas, como poesias, músicas, atividades de locução e entrevistas. Eles participam também de oficinas de canto, pintura, inclusão digital, reforço e alfabetização, construção de cidadania e pesquisa de temas relevantes para a vida. Com o auxílio dos oficineiros e monitores das atividades, os usuários do Centro de Convivência Recriar avançam na construção de uma nova identidade, superando os antigos rótulos. O CCR está em interlocução diária com a Trabalharte Associação Pró Saúde Mental, formada por usuários, familiares e membros da comunidade, que integraram-se para lutar pela causa de uma visão digna desta questão. Criada em 2000, com o objetivo de expandir as produções artísticas e a circulação das obras dos usuários, está em constante contato com a comunidade, realizando parcerias com o comércio e a indústria da cidade.

Readaptação funcional do servidor da Prefeitura de Juiz de Fora

Realizar em conjunto com o médico designado, o processo de readaptação e reintegração de servidores da Prefeitura de Juiz de Fora portadores de doença, acidente de trabalho ou doença ocupacional, determinando suas restrições ou mudança de cargo quando for o caso. Prestar orientação, acompanhar e acolher as demandas individuais ou coletivas dos servidores que estejam em situação de reintegração, riscos psicossociais e encaminhá-los aos recursos disponíveis.

Recadastramento da Permissão do Transporte Escolar - Mês de julho

Autorização para o permissionário de transporte escolar permanecer explorando o serviço até o próximo semestre.

Abrir Formulário

Reclamação contra lançamento de IPTU/TCRS/CCSIP

Revisão dos dados e valores lançados no exercício do protocolo referente ao IPTU/TCRS/CCSIP. O contribuinte deverá requerer até o vencimento da primeira parcela ou com o pagamento da cota única, dentro do prazo estipulado em lei.

Reclamação contra lançamento de ITBI

Análise de Reclamação contra Lançamento, bem como efetuar a revisão e pesquisa de imóveis

Abrir Formulário

Reclamação contra Lançamento do ISSQN Autônomo ou por Estimativa.

Realização de Análise quanto ao valor do imposto cobrado pela Prefeitura

Abrir Formulário

Recolhimento de animais mortos de interesse em saúde

Recebimento de denúncia de animais mortos em locais urbanos e rurais de interesse em saúde para encaminhamento ao estado para análise laboratorial e confirmação ou descarte de possíveis zoonoses.

Recolhimento de cães e gatos soltos em vias públicas

O recolhimento de cães e gatos soltos em logradouros públicos somente é realizado quando os mesmos se encontram doentes, machucados ou oferecendo risco para a população.

Recolhimento de equinos e bovinos soltos em logradouros públicos

Recolhimento de equinos e bovinos soltos em logradouros públicos, saudáveis ou machucados. Após a apreensão o proprietário deve pagar uma multa para resgatar o animal, mais diárias. Em caso de segunda apreensão, o valor da multa dobra e soma com as diárias. Na terceira apreensão, o animal é destinado para adoção.

Recurso contra Decisão em 1ª Instância da SMA

É o serviço pelo qual o autuado tem a oportunidade de apresentar recurso contra o Auto de Infração Ambiental, no prazo e 30 (trinta) dias contados da ciência da Notificação de Imposição de Penalidades (NIP).

Abrir Formulário

Recurso da Reclamação contra o lançamento de IPTU/TCRS/CCSIP

Analisar o recurso da Reclamação contra o lançamento de IPTU/TCRS/CCSIP. Neste período haverá a suspensão da cobrança do tributo. O contribuinte só poderá protocolar o recurso até 30 dias da publicação no órgão oficial do Município da decisão da reclamação inicial.

Abrir Formulário

Recurso em 2ª Iinstância ao CETRAN/MG

É o recurso contra a aplicação da penalidade de multa em 2ª Instância exercida quando a Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI julgou improcedente o recurso em 1ª Instância e o cidadão ainda não se conformou com a decisão. Assim, ele recorre em 2ª Instância junto ao Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN/MG, esgotando-se, desta forma, o recurso na esfera administrativa. Esta é a última instância administrativa não existe como apelar contra a decisão do CETRAN/MG.

Abrir Formulário

Redução da carga horária sem redução de salário

Redução da carga horária do servidor da Prefeitura de Juiz de Fora sem redução do salário, para acompanhamento de pessoa da família com deficiência e em tratamento especializado.

Religação comercial

Restabelecimento do fornecimento de água interrompido por corte comercial.

Renovação da autorização de letreiro, toldo, totem ou pintura na parede .

Renovação da autorização para instalação de letreiro, toldo, totem ou pintura na parede em imóvel tombado e não tombado.

Abrir Formulário

Renovação da Licença para Comércio em Veículo Automotor

Abrir Formulário

Renovação de Alvará de Licença para Banca de Jornais, Revistas e Livros

Renovação de Alvará de Localização

Abrir Formulário

Renovação de Licença de Veículos de Tração Animal - VTA

Abrir Formulário

Renovação de Licença para Colocação de Mesas e Cadeiras no Passeio Público

Abrir Formulário

Renovação de Licença para Comércio de Lanches em Traiiler e Similares

Abrir Formulário

Renovação de licença para instalação de propaganda/publicidade

Renovação da autorização para instalação e/ou manutenção de propaganda/publicidade em área pública e/ou particular.

Abrir Formulário

Renovação de Licença para o Exercício do Comércio Ambulante

Requerimento à Secretaria de Meio Ambiente de Autorização para Pesquisa em Unidades de Conservação de Juiz de Fora

É o serviço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizado através da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), que visa à orientação e autorização para a realização de pesquisa científica em Unidades de Conservação de Juiz de Fora.

Abrir Formulário

Requerimento de Autorização para Intervenção/Permanência em Área de Preservação Permanente - APP

É o serviço que analisa a solicitação de autorização para intervenção em Áreas de Preservação Permanente, conforme previsto na Lei Estadual nº 20.922/2013 e na Lei Federal nº 12.951/2012, nos casos de utilidade pública, interesse social, intervenção ou supressão de baixo impacto ambiental e regularização fundiária.

Abrir Formulário

Requerimento de Imunidade de Impostos

Requerimento de Imunidade de Impostos

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para Agremiação Esportiva

Requerimento de Isenção de IPTU para Agremiação Esportiva

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para aposentados ou respectivos pensionistas

Requerimento de Isenção de IPTU para aposentados ou respectivos pensionistas, bem como o cônjuge ou companheiro sobrevivente

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para CESAMA

Requerimento de Isenção de IPTU para CESAMA

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para EMCASA

Requerimento de Isenção de IPTU para EMCASA

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para EMPAV

Requerimento de Isenção de IPTU para EMPAV

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para Ex-combatente ou cônjuge sobrevivente

Requerimento de Isenção de IPTU para Ex-combatente ou cônjuge sobrevivente

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para Imóvel Tombado

Requerimento de Isenção de IPTU para Imóvel Tombado

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para Implantação de Loteamentos/Condomínios Empresariais e Parques Tecnológicos no Município

Requerimento de Isenção de IPTU para Implantação de Loteamentos/Condomínios Empresariais e Parques Tecnológicos no Município

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para Loteamento

Requerimento de Isenção de IPTU para Loteamento

Abrir Formulário

Requerimento de Isenção de IPTU para os Servidores Municipais efetivos da Administração Direta e Indireta e do Poder Legislativo, os Servidores Federais e os Estaduais cedidos ao Município

Requerimento de Isenção de IPTU para os Servidores Municipais efetivos da Administração Direta e Indireta e do Poder Legislativo, os Servidores Federais e os Estaduais cedidos ao Município para prestação de serviços junto ao Sistema Único de Saúde, bem como os empregados das Empresas Públicas e da Sociedade de Economia Mista, nas quais o Município direta e indiretamente detenha a maioria do capital social com direito a voto, ou os respectivos cônjuges sobreviventes

Abrir Formulário

Requerimento do benefício da Tarifa Social

Requerimento de benefício de Tarifa Social, na forma de subsídios direto e tarifário, concedido em forma de cobrança de tarifas diferenciadas, tendo como base as tarifas de água e esgoto dos imóveis na tabela vigente à época do seu requerimento.

Requerimento/Notificação - Retificação Administrativa de Registro de Imóveis

Estabelece procedimentos para o recebimento, análise e manifestação em Requerimentos ou Notificações que objetivem a Retificação de Registro ou Averbação, constantes em Matrículas Imobiliárias, para inserção ou alteração de medida perimetral de que resulte, ou não, alteração de área, no âmbito do Município de Juiz de Fora.

Abrir Formulário

Restituição de IPTU/TCRS/CCSIP

Restituição do valor pago a maior, pagamento indevido ou em duplicidade referente ao IPTU/TCRS/CCSIP. É necessário que o contribuinte não tenha débitos junto a Prefeitura, bem como informar se pretende receber a restituição ou se prefere a compensação futura. (Neste caso, consultar o serviço "Solicitação de Compensação de IPTU/TCRS/CCSIP")

Abrir Formulário

Restituição de ISSQN de Autônomo

Realizar análise quanto à solicitação de restituição de ISSQN. A mesma pode ser solicitada pelos seguintes motivos: recolhimento a maior, recolhimento indevido ou pagamento em duplicidade.

Abrir Formulário

Restituição de ISSQN de Empresa

Análise da solicitação de Restituição de ISSQN de Empresa. Tal solicitação pode ocorrer pelos seguintes motivos: recolhimento a maior, recolhimento indevido ou pagamento em duplicidade.

Abrir Formulário

Restituição de Pagamento de Multa de Trânsito

Visa a restituição de multa de trânsito municipal em decorrência de pagamento em duplicidade, recurso deferido pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI (1ª Instância) ou pelo Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN/MG (2ª Instância) ou outras situações cabíveis de restituição.

Abrir Formulário

Restituição por duplicidade de pagamento

Devolução da quantia paga nos casos em que o pagamento é feito na mesma fatura mais de uma vez.

Retirada de entulho em via pública

Retirada de entulho descartados irregularmente em vias públicas.

Reversão de Aposentadoria por invalidez

Avaliação psicológica e social do servidor da Prefeitura de Juiz de Fora para a concessão da reversão de aposentadoria por invalidez e retorno ao trabalho.

Roda de Capoeira do CEU

A ação tem como objetivo promover intercâmbio e diálogo entre grupos de capoeira da cidade, alunos, usuários e visitantes da Praça CEU. A Roda de Capoeira acontece bimestralmente, sem necessidade de inscrição prévia.

Sala de Leitura da Praça CEU

O espaço pode ser livremente utilizado para leitura. No caso de empréstimo de livros, é obrigatório ter o cadastro de usuário. Critérios de uso: * O leitor pode retirar até dois livros por um prazo de sete dias, com direito a renovação, desde que os exemplares não estejam reservados * Empréstimos e renovações só podem ser feitos pessoalmente, mediante apresentação de documento de identidade * O atraso na devolução do (s) livros (s), resultará no bloqueio do empréstimo pelo número de dias de atraso

Saldo de LPA (Licença-Prêmio por Assiduidade )

Solicitação de saldo de meses de LPA adquiridos e ainda não usufruídos.

Abrir Formulário

Sarau Literário

Projeto que busca fomentar a leitura, resgatar o hábito de declamar e promover a ocupação do equipamento cultural. Os temas dos encontros são previamente divulgados, e os participantes são incentivados a recitar poesias, ler contos e lendas, além de cantar.

Sarau Sideral - Praça CEU

O Sarau Sideral visa a promover a leitura, incentivar a tradição de recitar poesias, ler contos, encenar e cantar. Os temas do Sarau são divulgados antecipadamente por meio do Portal da PJF, na Secretaria da Praça CEU e nas redes sociais da Funalfa.

Semana da Criança da Biblioteca Delfina Fonseca Lima

Ação que busca oferecer atividades culturais de qualidade para comemorar a Semana da Criança (outubro). Entre as atividades ofertadas gratuitamente estão contação de histórias para escolas previamente agendadas e usuários da comunidade.

Semana da Criança na Praça CEU

Com o objetivo celebrar o dia 12 de outubro, crianças e adolescentes são reunidos em atividades esportivas e culturais, como gincana, apresentação musical, recitais e contação de histórias, entre outras. O evento acontece na segunda semana de outubro, com duração de cinco dias. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

Semana da Leitura da Biblioteca Delfina Fonseca Lima

A Semana da Leitura da Biblioteca Delfina Fonseca Lima tem como objetivo comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), com sessões de contação de histórias, incentivo à leitura em família ou entre amigos e exposição de trabalhos dos usuários do sistema sobre o tema.

Seminário Infantil de Literatura

Projeto da Biblioteca Municipal Murilo Mendes que cria espaço de voz para crianças debaterem literatura com outras crianças, discutindo preferências, dificuldades, experiências e expectativas com a leitura. Os debatedores são alunos do projeto Escola de Escritores, enquanto a plateia é formada por convidados de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora, havendo também demanda espontânea.

Senha Eu Sou a Prefeitura

Fornecimento de segunda via da senha para acesso ao Eu Sou a Prefeitura solicitada pelo servidor da Prefeitura de Juiz de Fora.

Serviço de Atenção à Saúde do Adolescente - SASAD

Atendimento clínico e especializado à adolescentes de 12 à 19 anos 11 meses e 29 dias, como psiquiatria, dermatologia, pneumologia, endocrinologia e psicologia. Atendimento de pré-natal para adolescentes com até 16 anos e o acompanhamento do bebê até os 2 anos de idade. Atendimento ginecológico de 0 à 19 anos. Grupos e oficinas educativas e terapeuticas. Atendimentos de Enfermagem e Serviço Social. Referência no atendimento a adolescentes gravidas e vítima de abuso sexual.

Serviço de Informação ao Cidadão

Fornecimento de informação ao cidadão em resposta aos pedidos de acesso protocolados de forma presencial ou pela internet, prestado de forma gratuita, exceto em caso de cópia de documentos.

Abrir Formulário

Serviço de Inspeção Municipal - SIM

Emissão de Cartão de Serviço de Inspeção Municipal

Serviço de protocolo

Protocolar a entrada e saída de correspondências, processos e expedientes internos e externos oriundos do Departamento de Gestão Documental e Arquivos da SARH ou outro órgão, controlando sua numeração e tramitação.

Serviço de Transporte Inter Hospitalar - STIH

O serviço atende as unidades de urgência e emergência de Juiz de Fora, realizando transferências das vagas hospitalares autorizadas VIA SUS FÁCIL, as avaliações de especialidades (referência e contra referência) e tambem os exames de diagnósticos do DID, DURL, HPS e PAI.O serviço é estritamente demandado pelas unidades de saúde

Seu Emprego JF

A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDETTUR), oferece o portal "Seu Emprego JF" para empresas e/ou pessoas físicas divulgarem oportunidades de emprego, e profissionais se candidatarem às vagas de interesse. O serviço funciona, exclusivamente, pela internet, e a Prefeitura oferece atendimento às pessoas que não possuem acesso.

Sexta tem Conto

Projeto da Biblioteca Regional Delfina Fonseca Lima que busca difundir estratégias de contação de histórias para incentivar a tradição cultural, que vem perdendo espaço nas sociedades modernas

Sinalização de trânsito horizontal ou vertical em via pública

É o serviço prestado pela Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), de sinalização horizontal e vertical em via pública para orientação dos motoristas.

Abrir Formulário

Sociedade Eunice Weaver de Juiz de Fora

Abrigo dependente que oferece oficina ocupacional, educação física, trabalhos manuais, serviços profissionalizantes, horta, atendimento médico, odontológico, psicológico, social, fonoaudiologia e estímulo à coordenação motora.

Solicitação de autorização para plantio de árvores

É o serviço de orientação, prestado pela Secretaria de Meio Ambiente para o plantio de árvore em vias ou áreas públicas.

Abrir Formulário

Solicitação de Baixa de Débito de IPTU/TCRS/CCSIP por pagamento

Baixa de Débito de IPTU/TCRS/CCSIP

Abrir Formulário

Solicitação de capina em próprios municipais

Realiza manutenções como capina e limpeza em terrenos da PJF

Abrir Formulário

Solicitação de Compensação de IPTU/TCRS/CCSIP

Análise à solicitação da compensação de IPTU/TCRS/CCSIP em caso de pagamento em duplicidade ou a maior, sendo o pagamento no mesmo imóvel ou imóvel diverso/terceiros.

Abrir Formulário

Solicitação de cópia de documentos relativos à infração de trânsito municipal

Fornece cópia de documentos relativos à infração de trânsito de competência municipal, como, por exemplo: 1.Auto de Infração de Trânsito - AIT 2.Notificação devolvida pelos Correios 3.Foto do radar 4.Edital de Notificação 5.Outros documentos, emitidos pela Settra, que informe sobre a situação no local da autuação

Abrir Formulário

Solicitação de croqui de sinalização e/ou declaração

Fornecimento de croqui da sinalização existente na via ou declaração de situação específica.

Solicitação de manutenção em ônibus urbano

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA), que exige das empresas operadoras do sistema de transporte coletivo urbano a conservação dos ônibus urbanos.Quando está danificado ou amassado.

Solicitação de placas de logradouro (nome de rua)

É o serviço da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA), que é responsável pela implantação, manutenção e conservação das placas com nome de rua.

Solicitação de Serviços de Fiscalização (Denúncia/Reclamação)

É o serviço pelo qual o requerente leva ao conhecimento da autoridade competente um fato contrário à lei, à ordem pública ou a outros regulamentos e normas.

Abrir Formulário

Substituição de caixa padrão

Substituição da caixa padrão por solicitação.

Tapa buracos e pavimentação

Recomposição asfáltica em ruas de Juiz de Fora. Não se aplica a erosões, que são provenientes de problemas nas redes de drenagem, água ou esgoto. Já para pavimentação, é necessária a captação de recursos externos e aprovação pelo órgão financiador.

Termo de Responsabilidade Técnica Adicional

Registro de Responsabilidade Técnica adicional do serviço junto ao Departamento de Vigilância Sanitária

Terraplanagem e pavimentação urbana

Executar patrolamento, revestimento primário (cascalho ou escória), aberturas de novas vias, retirada de terra e entulhos, aterros compactados e de meio fio em área urbana.

Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e é capaz de diagnosticar algumas doenças em recém-nascidos, como fibrose cística , hipotireoidismo, fenilcetonúria, Deficiência de biotinidase, Hiperplasia adrenal congênita e anemia falciforme. É realizado preferencialmente do 3º ao 5º dia de vida, podendo ser coletado no máximo 29 dias após o nascimento. Para crianças residentes da região central de Juiz de Fora e de áreas descobertas pelas Unidades Básicas de Saúde. Para moradores de áreas onde há cobertura da Atenção Primária o exame é feito na própria UBS.

Teste do Pezinho

Triagem Neonatal - O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e é capaz de diagnosticar algumas doenças em recém-nascidos, como fibrose cística , hipotireoidismo, fenilcetonúria, Deficiência de biotinidase, Hiperplasia adrenal congênita e anemia falciforme. É realizado preferencialmente do 3º ao 5º dia de vida, podendo ser coletado no máximo 29 dias após o nascimento. Para crianças residentes da região central de Juiz de Fora e de áreas descobertas pelas Unidades Básicas de Saúde. Para moradores de áreas onde há cobertura da Atenção Primária o exame é feito na própria UBS.

Abrir Formulário

Titularidade - Área Pública

Informação sobre áreas que pertencem ou não ao município de Juiz de Fora.

Torneio de Basquete da Praça CEU

Buscando divulgar o basquete e promover a integração entre os adeptos desta modalidade esportiva, além de incentivar a ocupação do equipamento urbano, o CEU promove bimestralmente o Torneio de Basquete.

Torneio de Futevôlei do CEU

Competição que busca promover a modalidade esportiva de futevôlei, fortalecer o vínculo com o equipamento urbano e promover a boa convivência social.

Torneio de Futsal da Praça CEU

Torneio esportivo promovido com o objetivo de divulgar o futsal e promover a integração entre os adeptos da modalidade. Acontece bimestralmente, reunindo alunos do CEU e demais interessados.

Transferência da permissão para exploração do serviço de táxi

Permite ao cidadão transferir a permissão para exploração do serviço de táxi, somente em caso de falecimento do titular, com alvará judicial.

Abrir Formulário

Transferência do Pagamento do IPTU em Duplicata de Parcelas do mesmo Exercício e mesma Inscrição Imobiliária

Realizar a correção para situações de pagamentos em duplicidade

Abrir Formulário

Transferência, Emissão ou Baixa do Pagamento do ISSQN

Correção para situações de pagamentos em duplicidade

Abrir Formulário

Transporte Escolar Rural

Atendimento aos alunos da zona Rural e semi-rural vinculados às escolas municipais de Juiz de Fora onde não há disponibilidade do transporte coletivo.

Tratamento Fora do Domicilio

Acolhimento e encaminhamento de usuários a tratamentos de saúde em outros municípios, sempre que se esgotarem as possibilidades de tratamento em Juiz de Fora.

Troca de veículo comum para táxi

Emissão de autorização para o cidadão fazer a troca de um veículo comum por um táxi.

Abrir Formulário

Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência NORTE - UPA NORTE

A UPA NORTE é uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência que atende 24 horas com plantões de traumatologia, cirurgia geral, clínica médica e pediatria. A UPA NORTE atende os seguintes bairros: Aldeia, Alto Milho Branco, Amazônia, Bairro Araújo, Bandeirantes, Barbosa Lage , Barreira do Triunfo, Benfica, BR 040, Campo Grande, Carlos Chagas, Centro (parte), Cerâmica, Cidade do Sol, Cond. Residencial, Monte verde, Condomínio Santa Felicidade, Contendas, Dias Tavares, Dom Pedro I/Jóquei Club II, Eldorado, Encosta do Sol, Esplanada, Fábrica, Fazendinhas Pedra Bonita, Fontesville I, Fontesville II, Francisco Bernardino (parte),Grama, Humaitá, Igrejinha, Industrial, Jardim Cachoeira, Jardim dos Alfineiros ,Jardim Natal ,Jardim Santa Isabel, Jóquei Clube I ,Jóquei clube III, Loteamento Parque das Águas, Loteamento Santa Clara, Loteamento São Damião I, São Damião II, Loteamento São Francisco de Paula, Loteamento Verbo Divino, Miguel Marinho, Milho Branco, Monte Castelo, Náutico, Nova Benfica, Nova Era I, Nova era II, Novo Triunfo, Parque das Torres, Paula Lima ,Pedra Branca, Penído, Ponte Preta, Recanto do Sol, Remonta, Represa e Adjacências, Residencial Miguel Marinho, Rosário de minas, Santa Amélia, Santa Cruz, Santa Lúcia, Santa Maria, Santa Terezinha, São Damião, São Dimas, São Francisco, São João, São Judas Tadeu, Toledo, Valadares ,Verbo Divino, Vila Esperança I, Vila Esperança II, Vila Melo Reis, Vila Paraíso, Vila São Cristóvão, Vivendas das Fontes.

Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência OESTE -UPA São Pedro

A UPA OESTE é uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência que atende 24 horas com plantão de clínica médica e pediatria. Atende os seguintes bairros: Adolfo Vireque, Aeroporto, Borboleta, Bosque do Imperador, Bosque Imperial ,Caiçaras I, Caiçaras II, Centro (Parte),Chácaras Passos del Rey, Chalé Algarve, Chalés do Imperador, Colinas do Imperador, Cruzeiro do Santo Antônio Democrata, Dom Bosco (Parte), Granville, Itatiaia, Jardim Casablanca, Jardim das Azaléias,Jardim(parte Alta) Marajoara(Parte Baixa),Jardim Universitária/Martelos, Loteamento alto dos Pinheiros, Loteamento Morada do Serro, Loteamento Nova Germânia, Loteamento Nova Vida, Marilândia, Nossa Senhora de Fátima, Nova Califórnia, Novo Horizonte, Paineiras (parte), Parque Flamboyants, Parque Imperial, Parque Jardim da Serra, Parque São Pedro, Portal da Torre, Recanto dos Brugger, Residencial Paraiso, Residencial Pinheiros ,Santana ,Santos Dumont ,São Clemente, São Lucas ,São Mateus (parte),São Pedro, Serro Azul, Spinaville, Tupã, Vila São Jorge, Vinã Del Mar.

Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência SUL - UPA Santa Luzia

A UPA Santa Luzia é uma unidade de pronto-atendimento de urgência e emergência que atende 24 horas com plantões de clínica médica e pediatria. Atende os seguintes bairros: Água São Luiz, Alto dos Passos, Alto Eldorado, Aracy, Arco- Íris Arco-Íris II,B. de Lourdes, Bela Aurora (Parte),Boa Vista /Cidade Jardim, Bom Clima, Bom Pastor/Guaruá, Caeté, Cantinho do Céu,Cascatinha, Centenário (Parte),Centro- parte Sul, Cidade Nova, Condomínio Vivendas Belo Vale, Costa Carvalho, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, Eldorado, Floresta, Furtado de Menezes, Grambery, Graminha, Granjas Betânia, Granjas Bethel, Granjas Triunfo, Ipiranga, Ipiranguinha, Jardim América, Jardim da lua, Jardim de Alá, Jardim Esperança, Jardim Gaúcho, Jardim Glória, Jardim laranjeira, Jardim Liu, Jardim Serra Verde, Jardim Umuarama,Jk(parte),Monte Verde, Morro da Gloria, Muçunge da Grama ,Mundo Novo, Nossa Senhora das Graças, Nova Suíça, Paineiras (parte),Parque Burnier, Parque das bromélias, Parque Guarani, Parque Independência, parque Samambaia, Poço rico, Previdenciários, Quinta das Avenida, recanto dos Lagos, Residencial das Araucárias ,Retiro, Sagrado Coração de Jesus, Salvaterra, Santa Catarina, Santa Cecília, Santa Efigênia, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Tereza, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Geraldo, São Mateus(Parte)Solidariedade, Teixeiras, Terras Altas, Tiguera, torreões, Tupi, Tupinambás, Usina Dois, Usina Quatro, Vale do Ipê, Vale dos Bandeirantes, Vale verde, Vila da Prata, Vila dos Sonhos, Vila Ideal, Vila Montanhesa, Vila Olavo Costa, Vila Ozanan, Vila São Francisco, Vila São José, Vista Alegre, Vivenda da Serra.

Uso do Anfiteatro do CEU

O Anfiteatro da Praça CEU é cedido para atividades diversas, preferencialmente de natureza cultural, desde que sejam obedecidos os critérios de uso: Estar de acordo e assinar o termo de responsabilidade de uso do espaço (apresentado na solicitação do espaço); apresentar documentação e autorização de uso ou liberação de direitos autorais como SBAT, Abramus e/ou Ecad; usar os logotipos atuais da PJF, da Funalfa e do CEU; fornecer material de divulgação com antecedência mínima de 20 dias para aprovação e providenciar liberações e alvarás necessários à participação de menores no evento.

Uso do Centro Cultural Dnar Rocha para ensaios e eventos

As dependências do Centro Cultural Dnar Rocha (CCDR) são cedidas para oficinas, ensaios, workshops, feiras e outros eventos, preferencialmente de natureza artística e cultural

Validação de Histórico Escolar

Validar Históricos Escolares expedidos por Escolas Municipais, garantindo a veracidade dos dados lançados no documento.

Varrição - Limpeza Urbana

Varrição de logradouros públicos.

Verificação de consumo

Análise da variação de consumo do cliente, quando este estiver alterado.

Verificação de economias

Confirmação da economia e categoria, registrada no cadastro da Cesama.

Viagens culturais

Ação promovida pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes, tendo como alvo os usuários do espaço. A proposta é promover confraternização e ampliar do universo cultural do público, com excursões para cidades históricas, circuitos de fazendas, museus e outros espaços de cultura. As datas e os locais são definidos de forma coletiva e comunicados por meio de cartazes afixados nas dependências da biblioteca e nas redes socais.

Visita Guiada ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora

Visitas realizadas em grupos, com roteiro adaptado às características de cada turma (cidade de origem, escola, faculdade, bairro, faixa etária, etc). A proposta é apresentar o acervo da unidade (cerca de 300 peças), fazendo o visitante sentir-se protagonista da história da ferrovia e de Juiz de Fora. A ação valoriza a memória dos visitantes e dá subsídios históricos para os que não vivenciaram o transporte de ferrovia na cidade.

Visita Mediada

Atendimento a grupos por agendamento. O serviço é gratuito, atende a diversos grupos, tais como escolas, turistas, associações, Ongs que estejam interessados em visitar a instituição com o acompanhamento de mediadores, os quais expõem todo o contexto histórico, englobando parque, prédios históricos e exposição vigente. Disponível de terças às sextas-feira.

Vistas a Processo Administrativo Fiscal (PAF)

Promover vistas a Processo Administrativo Fiscal - o contribuinte ou seu procurador legalmente constituído tem direito a ter vistas do PAF e de obter dados que o integram, utilizando-se de "scanner" portátil, máq.fotográfica ou outro aparelho de captação de imagens, por meios próprios, para a reprodução de peças constantes dos processos administrativos fiscais em andamento ou findos, exclusivamente no Plantão Fiscal, conforme disposto na legislação.

Vivências artísticas nas áreas de teatro e contação de histórias

Projeto da Biblioteca Regional Delfina Fonseca Lima que busca oferecer uma oportunidade de experiência estética com a arte de contar histórias e de teatro, por meio de encontros mensais com escolas da Zona Norte de Juiz de Fora.

Vivendas do Futuro

Oferece acolhimento institucional, em caráter provisório, a crianças e adolescentes com idades entre zero e 18 anos incompletos, que tenham sofrido violência sexual, física, psicológica, doméstica ou negligência familiar.